Siga a folha

Descrição de chapéu artes plásticas

Caravaggio descoberto recentemente e que quase foi leiloado será visto em Madri

Antes, tela 'Ecce Homo', que vai ao Museu do Prado em outubro, era atribuída a uma colega de um pintor espanhol

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Madri | Reuters

Os amantes da arte terão a chance de contemplar um retrato de Jesus Cristo feito por Caravaggio, que será exposto no Museu do Prado, em Madri, depois que especialistas determinaram que a obra realmente é do mestre italiano.

Quadro 'Ecce Homo', autenticado como obra de Caravaggio - Divulgação

O museu anunciou nesta segunda-feira que havia chegado a um acordo com o novo proprietário da pintura a óleo sobre tela, um colecionador internacional residente na Espanha. O Prado disse que "Ecce Homo" é uma das maiores descobertas da história da arte, já que existem apenas cerca de 60 obras conhecidas de Caravaggio.

"Ecce Homo", ou eis o homem, em latim, foi pintado entre 1605 e 1609 e se acredita que tenha pertencido à coleção particular do rei Filipe 4º da Espanha.

Em 2021, o país europeu bloqueou o leilão da pintura —que foi inicialmente atribuída a um colega desconhecido do espanhol José de Ribera, do século 17— depois que especialistas sugeriram que ela poderia ter sido obra de Michelangelo Merisi da Caravaggio.

O Prado disse nesta segunda-feira que os resultados da investigação da autoria da pintura, feita pela galeria Colnaghi, sediada em Londres e Nova York, reafirmam a atribuição inicial ao mestre italiano. Os estudos serão divulgados para coincidir com a revelação da pintura em 28 de maio em uma exposição especial de peça única. A obra ficará em exibição até outubro, informou o museu em um comunicado.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas