Siga a folha

Acionistas cobram rigor da Vale na apuração de tragédia

Minoritário quer convocar assembleia extraordinária para tratar da responsabilização de administradores da mineradora

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

 Nesta segunda-feira (28) em que observaram as ações da Vale despencarem quase 25% em razão da tragédia em Brumadinho (MG), acionistas da mineradora cobraram investigação rígida e responsabilização.

"Descaso" foi a palavra usada pelo presidente da Abradin (associação de acionistas minoritários), Aurélio Valporto, para definir o rompimento da barragem que deixou dezenas de mortos e centenas de desaparecidos na lama da mineradora. 

"Certamente é descaso, economia de custos, é achar que não vai acontecer nada. É jogar na loteria com a vida dos outros. Temos que esperar a apuração dos fatos para ver se cabe uma acusação criminal contra eles", afirma.

Valporto diz que, por respeito às vítimas, por ora, a Abradin não vai se movimentar. Mas pretende reunir acionistas até alcançar 5% do capital da empresa, o que permite a convocação de uma assembleia geral extraordinária cuja pauta será responsabilização dos administradores. 

Ele estima que os acionistas da empresa nos Estados Unidos rapidamente entrarão com uma "class action" (ação coletiva), o que pode desencadear novas perdas para o acionistas minoritários no Brasil. 

"O americano preserva muito o investidor, ao contrário daqui. Vai haver pagamento a quem investiu em ADRs [recibo de ação negociado em Nova York]. E o investidor brasileiro vai pagar duas vezes: agora, com a desvalorização das ações em função do acidente, e, depois, vai pagar também a desvalorização com a perda da Vale no momento do acerto com os americanos", diz Valporto. 

Ele se queixa de que a Lei das Sociedades Anônimas coloca "obstáculos" para que os minoritários acionem diretamente os administradores. 

Vale perdeu R$ 71 bilhões em valor de mercado só nesta segunda-feira (28), no primeiro pregão da Bolsa brasileira após o rompimento da barragem, caindo de terceira para quinta empresa mais valiosa do país.

Foi a maior perda de valor de mercado em um único dia na Bolsa brasileira. 

Já os acionistas majoritários Petros, Previ e Funcef, fundos de pensão que têm participação na Vale por meio da Litel, cobraram rigor da mineradora.  

A Petros, dos funcionários da Petrobras, afirmou em nota que "demanda que a companhia realize uma rigorosa apuração dos fatos que levaram ao rompimento da barragem, com consequente e necessária penalização exemplar dos responsáveis”. 

A Previ (Banco do Brasil) afirma que, como acionista, quer se certificar de que a Vale está dando o suporte adequado aos atingidos e de que adotará providências para apurar os motivos.

Questionada sobre como foi impactada financeiramente pelo desastre, a Previ diz que ainda é cedo para falar e que "não tem qualquer urgência de venda da sua posição na Vale" porque tem um colchão de liquidez que lhe dá conforto e que permite aguardar o desenrolar dos fatos.

A Funcef (Caixa), por sua vez, diz querer garantir "que os motivos do acidente sejam apurados com a máxima transparência". 

As manifestações chegam na esteira de cobranças feitas também por autoridades. O presidente interino Hamilton Mourão afirmou nesta segunda-feira que o gabinete de crise criado pelo Palácio do Planalto estuda a possibilidade de afastamento da diretoria da Vale durante as investigações sobre a tragédia em Brumadinho.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, afirmou nesta segunda-feira que executivos da Vale podem ser penalizados. 

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) abriu dois processos para analisar a conduta da Vale na divulgação ao mercado do rompimento da barragem na sexta-feira (25). O órgão regulador vai coletar informações para apurar se a mineradora seguiu os procedimentos de divulgação de fatos relevantes a investidores em ações da companhia.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas