Siga a folha

Descrição de chapéu Previdência

Novo texto da reforma reduz espera de professores pela aposentadoria

Calculadoras permitem a professores simularem a partir de que idade poderão se aposentar

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O novo texto da reforma da Previdência, o relatório da comissão especial da Câmara divulgado no último dia 13, reduz o tempo que os atuais professores teriam que esperar para obter sua aposentadoria.

Isso ocorre por causa da criação de uma nova transição ---regras que permitem que quem já está no mercado de trabalho consiga se aposentar antes do que será exigido para os novos trabalhadores.

O relatório também alterou as idades de aposentadoria da professora mulher, tanto nas regras definitivas quanto as de transição.

Na proposta original enviada pelo governo Bolsonaro, professores homens e mulheres se aposentariam com a mesma idade, aos 60. No novo texto, a idade mínima para mulheres passou a ser 57.

Pela regra vigente hoje, professores do setor privado se aposentam sem idade mínima, ao cumprir o tempo mínimo de contribuição: 25 anos para mulheres e 30 para homens.

No setor público, o tempo de contribuição é o mesmo, mas é preciso atingir 50 anos (mulheres) ou 55 anos de idade (homens).

Nas calculadoras da Previdência da Folha é possível simular a idade a partir da qual será possível se aposentar se o texto atualmente em discussão no Congresso for aprovado sem alterações —ele precisa ter três quintos de votos favoráveis (308 deputados de 49 senadores), em duas votações em cada Casa. .

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas