Descrição de chapéu Previdência

Calculadoras da Previdência: veja como a proposta de reforma afeta você

Quem não tiver cumprido requisitos para se aposentar precisará esperar mais quando nova lei estiver valendo

Ana Estela de Sousa Pinto
São Paulo

*

As calculadoras desta página já estão atualizadas pelo relatório da comissão especial, apresentado em 13/6 

Para trabalhadores do setor privado

A proposta de reforma acaba com a atual aposentadoria por tempo de contribuição (que não tem idade mínima).

A calculadora abaixo mostra a partir de que idade será possível se aposentar, se a reforma for aprovada sem alterações pelo Congresso —ela precisa ter três quintos de votos favoráveis (308 deputados de 49 senadores), em duas votações em cada Casa. 

IMPORTANTE
A maioria das novas regras vale assim que a nova lei for publicada. Como essa data é indefinida, para manter a atualidade do resultado, os cálculos consideram que a nova lei comece a valer em 1º/1/2020. A calculadora vale para trabalhadores urbanos em geral (professores do ensino básico, deficientes, trabalhadores rurais e quem exerce atividade em condições prejudiciais à saúde têm regras diferentes).

Leia aqui mais detalhes sobre as regras de transição.


Para servidores civis federais

A calculadora abaixo mostra a partir de que idade será possível se aposentar, se o novo texto da reforma for aprovado sem alterações pelo Congresso —ele precisa ter três quintos de votos favoráveis (308 deputados de 49 senadores), em duas votações em cada Casa. 

Pelo novo texto, servidores estaduais e municipais ficam fora da reforma.

IMPORTANTE
A maioria das novas regras vale assim que a nova lei for publicada. Como essa data é indefinida, para manter a atualidade do resultado, os cálculos consideram que a nova lei comece a valer em 1º/1/2020. A calculadora vale para os servidores em geral (professores do ensino básico, policiais, agentes penitenciários ou socioeducativos, deficientes e quem exerce atividade em condições prejudiciais à saúde têm regras diferentes).

Leia aqui mais detalhes sobre as regras de transição.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.