Siga a folha

Morre aos 87 André Beer, que presidiu associação de montadoras nos anos 1980

Executivo permaneceu por 48 anos na General Motors

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Morreu na madrugada deste sábado (9), aos 87 anos, o ex-vice presidente da GM (General Motors) André Beer. O executivo foi também presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) em dois mandatos (entre 1983 e 1989).

Beer fez carreira na GM, onde permaneceu por 48 anos, até 1999. Começou a trabalhar quando tinha 15 anos como apontador de oficina —funcionário que atende os clientes na área de serviços e reparos— da agência Chevrolet de Santo André, região metropolitana de São Paulo. 

O então vice-presidente da General Motors, André Beer, em 1995. - Fabiano Ramos - 5.ago.95/Folhapress

Formado em administração pela faculdade Senador Fláquer, entrou na fábrica da GM em 1951, na área de custos. Sete anos depois, era supervisor de contabilidade. Em 1971, foi nomeado diretor.

Entre 1948 e 1957, teve uma banda e trabalhou também em rádio. "Tocava acordeão. Música é o que mais gosto, além do meu trabalho", disse em entrevista à Folha em 1995.

Beer saiu da GM aos 67, dois anos depois da idade-limite para um executivo segundo o estatuto da empresa à época. Permaneceu na empresa a pedido da própria GM.

Em 2000, tornou-se consultor da companhia e assessor especial da presidência. Em seguida, manteve atuação como consultor independente.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas