Siga a folha

Euforia do mercado com vacina despreza obstáculos no caminho, diz economista

Pesquisadores do FGV Ibre dizem que cenário favorece Brasil, mas alertam para incertezas

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A euforia do mercado com a possibilidade do início do processo de vacinação em vários países está favorecendo o Brasil, embora ainda exista muita incerteza em relação a quando isso permitirá a normalização da atividade econômica, especialmente no setor de serviços.

Essa é a avaliação feita por economistas do FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas) durante seminário realizado nesta segunda-feira (7) em parceria com o jornal “O Estado de S. Paulo”.

José Júlio Senna, responsável pelo Centro de Estudos Monetários do FGV Ibre, chamou a atenção para o momento de euforia do mercado financeiro nas últimas semanas que, segundo ele, está afetando ativos em todo o mundo, inclusive papéis de alto risco, naquilo que está sendo chamado de “rally de tudo”.

“Tudo sobe. Isso foi provocado em grande parte pela eleição de Joe Biden e também pela vacina. O mercado está mirando a reta de chegada, mas não está vendo o que tem pela frente, está desprezando os obstáculos que eu vejo. Há uma distância muito grande ainda até a linha de chegada”, afirmou Senna.

Segundo ele, isso reflete o excesso de recursos no mercado financeiro em um ambiente de juros baixos, algo que começou a favorecer também o Brasil a partir de novembro, como pode ser visto na Bolsa de Valores e em uma facilidade maior do Tesouro Nacional em rolar a dívida pública.

Senna afirma que, entre os obstáculos à frente, além da possibilidade de recrudescimento da pandemia e de demora na vacinação, estão a dificuldade de recuperação do mercado de trabalho em um ambiente em que muitas empresas encerraram suas atividades e outras estão mais endividadas.

Sobre os desafios do Brasil, ele afirma que o mercado passou a ver como algo positivo a falta de ação do governo na área econômica, considerando que, pelo menos, não surgiu nenhuma “bobagem” nessa área.

Silvia Matos, coordenadora técnica do Boletim Macro Ibre, afirmou que a taxa de desemprego deve ficar próxima de 16% na média do próximo ano (estava em 14,6% na última divulgação).

Segundo Matos, a instituição projeta uma desaceleração do crescimento da economia para 1,3% no quarto trimestre deste ano, uma ligeira contração nos dois primeiros trimestres de 2021 e uma retomada no segundo semestre do próximo ano.

“Não vai ser nenhum colapso, mas com certeza temos uma maior incerteza, porque depende da dinâmica da pandemia e da velocidade de vacinação. No segundo semestre, podemos ter uma normalização dos serviços e do mercado de trabalho”, afirmou.

Armando Castelar Pinheiro, coordenador de Economia Aplicada do FGV Ibre, afirmou que, embora perdurem os problemas estruturais no Brasil, as perspectivas para o país em 2021 são positivas.

“Talvez o primeiro semestre seja o da história ruim da pandemia, mas o segundo semestre com a história boa da vacina, dinheiro entrando e preços de commodities lá em cima”, afirmou.

Ele listou outros fatores positivos, como um dólar que vem caindo, o que ajuda a manter os preços das commodities em alta, uma certa queda dos juros futuros em novembro, o dinheiro estrangeiro que começou a entrar nos países emergentes e uma indústria que está se recuperando de uma maneira bastante saudável.

Para ele, existe a possibilidade de repetir em escala menor o que o país viveu no início do governo Lula, com um mini-ciclo de boom de commodities.

Segundo Castelar, a questão que não tem uma resposta clara é o que acontecerá com a poupança que famílias e empresas do setor privado juntaram em 2020. “Se vão gastar ou não, isso vai depender da vacina, e a gente vai ter de aguardar.”

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas