GPA estuda parceria com o Mercado Livre
Grupo de supermercados lidera ecommerce alimentar no Brasil e na Colômbia; vendas digitais nas bandeiras da rede cresceram 203% na pandemia
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
O GPA, maior grupo do varejo de alimentos da América Latina, está em conversas com o Mercado Livre, destaque no segmento de marketplace, para ampliar o poder de fogo da área de vendas digitais.
Dono das marcas Pão de Açúcar, Extra, Compre Bem, James Delivery, Éxito e, até o ano passado, do atacadista Assaí, o grupo faturou R$ 1,1 bilhão em 2020 e expandiu a operação digital na pandemia, com crescimento de 203% em vendas online na comparação com 2019. O Mercado Livre, por sua vez, opera em 18 países.
O aumento de vendas pela internet ocorreu também na Colômbia, onde atua o Éxito, adquirido pelo GPA em 2019. No país, o faturamento em vendas digitais em 2020 foi de R$ 2 bilhões, sendo R$ 1 bilhão somente no varejo de alimentos, e o crescimento das vendas pelo canal online chegou a 166%.
De acordo com o balanço de resultados da empresa, as vendas digitais em supermercados da rede aumentaram 198% no quarto trimestre de 2020, ante o mesmo período de 2019. No supermercado Pão de Açúcar, que ampliou a área de atendimento do ecommerce, o crescimento foi de 187% em comparação com o ano anterior.
Segundo levantamento do grupo, 60% dos seus clientes que fizeram compras nos ambientes digital e físico consumiram mais no ano passado. Quem comprava apenas em um canal e passou a comprar também online gasta 2,7 vezes mais do que os clientes de loja física.
A pandemia acelerou os planos de digitalização dos supermercados. No fim de 2020, o grupo lançou uma operação de marketplace, modelo de negócio no qual parceiros comerciais usam as plataformas do grupo para vendas. Antes da pandemia, o GPA havia anunciado investimento em lojas para escritórios, com o lançamento na sede do Bradesco Seguros, em Alphaville, Barueri (SP).
Para dar suporte às vendas digitais, a empresa ampliou os modelos de entrega, abriu quatro mini centros de distribuição no quarto trimestre, e intensificou o trabalho com startups. Hoje, das mais de 100 que atendem ao grupo, 25 trabalham focadas em transformação digital e agilidade em entregas.
O percentual de lojas que trabalham com os modelos de ecommerce expresso, em que o cliente retira os produtos no mesmo dia da compra, e “clique e retire”, na qual o cliente compra pela internet e vai até a unidade buscar a mercadoria, cresceu 141% em comparação com 2019. Os dois modelos são responsáveis por mais da metade das compras virtuais.
No início da pandemia, em março, as redes Pão de Açúcar e Extra chegaram a levar mais de duas semanas para entregar pedidos feitos via internet.
Receba notícias da Folha
Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber
Ativar newsletters