Siga a folha

'Gabi da FGV' atrai marketing de empresas nas redes sociais

Mais de 30 marcas se pronunciam sobre 'gincana' para surfar popularidade do meme

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Mais de 30 empresas já aproveitaram a popularidade dos memes da gincana de calouros da FGV-SP (Fundação Getulio Vargas de São Paulo) para garantir a exposição de suas marcas nas redes sociais.

Empresas como Amazon, Scania, Seara e Havaianas interagem desde quinta-feira (25) com o perfil de "Gabi da AE4", a estudante que ficou conhecida por angariar apoio de figuras públicas como Sergio Moro, Xuxa, Angelica e Rubinho Barrichello para sua classe em uma competição universitária.

Logo da Amazon; a inteligência artificial Alexa diz torcer para a AE4 - Reuters

A gincana, que não passou de um mal-entendido, viralizou na internet nesta quinta. Calouros solicitaram vídeos a celebridades, mas o pedido da organização era para que as turmas pedissem apoio de pessoas famosas da torcida da FGV.

Uma estudante chamada Gabi conseguiu o maior número de figuras públicas, e logo as empresas começaram a se relacionar com seu perfil nas redes sociais, uma estratégia de marketing que visa a participação nas conversas públicas.

A Alexa, inteligência artificial da Amazon, passou a responder a todos os usuários que, "a pedido da Gabi, fecha com a AE4". A Amazon, que vende o assistente doméstico, publicou um vídeo em suas redes sociais.

"No Brasil, já fizemos diversas interações com artistas, entramos em campanhas como a da conscientização sobre síndrome do burnout, e há várias perguntas que o cliente pode fazer à Alexa que são apenas para divertir. A Alexa imita o Silvio Santos, o Chaves, Faustão, acompanha o BBB, entre outras muitas interações bem humoradas", diz Tiago Maranhão, gerente editorial para Alexa.

Empresas de comida, de veículos e de cuidados pessoais, além de marcas televisivas e até bancos, também entraram na campanha pela turma de Gabi.

Scania:

Renault:

Rexona:

Adobe:

Club Social:

Guaraná Antártica:

Kibon:

Axe:

A estudante que trouxe a história à tona por meio das redes sociais solicitou que empresas que queiram participar ajudem com doações ao fundo de bolsas da faculdade.

Abaixo, o vídeo em que ela mostra todos os políticos e artistas que se pronunciaram, como Ana Maria Braga, Guilherme Boulos, Xuxa, Sergio Moro, Rodrigo Maia, Taís Araújo e Maitê Proença:

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas