Sedãs da Volvo e da BMW chegam na frente entre os automóveis de luxo
Além do sistema híbrido plug-in que permite recarga na tomada, ambos têm motor 2.0 turbo e tração integral
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A combinação de gasolina e eletricidade pôs os sedãs BMW 330e (R$ 356 mil) e Volvo S60 T8 (R$ 335 mil) no topo do Ranking Folha-Mauá. Os modelos foram os mais rápidos da categoria luxo.
Além do sistema híbrido plug-in —que permite recarga na tomada—, ambos têm motor 2.0 turbo e tração integral.
Com 407 cv, o Volvo foi o mais rápido na prova de aceleração: chegou aos 100 km/h em 5,5 segundos.
O BMW tem 292 cv e completou a prova de retomada (de 80 km/h a 120 km/h) em 3,8 segundos.
No consumo rodoviário com gasolina, o Mercedes A200 Sedan 1.3 turbo (R$ 279,9 mil) atingiu a média de 25 km/l e foi o mais econômico nessa condição entre todos os testados.
Saiba como são feitos os testes
Para aferir o desempenho dos carros, o IMT (Instituto Mauá de Tecnologia) utiliza o V-Box, equipamento que usa sinal de GPS.
Os testes de aceleração, retomada e frenagem são feitos na pista da empresa ZF, em Limeira (interior de São Paulo).
A etapa que verifica o gasto de combustível na cidade tem 27 km. Para simular um percurso rodoviário com velocidade média de 90 km/h, os engenheiros do IMT dirigem por 31 km. Ambos os trajetos ficam em São Caetano do Sul (ABC), onde fica a sede do instituto.
Se o carro for flex, são feitas duas medições: uma com gasolina, outra com etanol.
Receba notícias da Folha
Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber
Ativar newsletters