Siga a folha

Microsoft, Alphabet e outras big techs evitam prestação de contas sobre ações ESG

Segundo as empresas, incluir as informações em relatórios anuais traz potenciais riscos judiciais

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Patrick Temple-West Billy Nauman
Nova York | Financial Times

A Microsoft e a Alphabet estão reagindo contra os apelos pela inclusão de informações sobre questões ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês), em sua prestação de contas às autoridades dos Estados Unidos, o que as coloca em curso de colisão com algumas das maiores empresas de administração de ativos.

As companhias de tecnologia disseram à principal agência regulatória do mercado financeiro americano que informações de ESG não deveriam fazer parte de uma prestação de contas conhecida como 10k, que a maior parte das companhias de capital aberto precisa submeter uma vez por ano. Microsoft e Alphabet disseram que incluir informações sobre ESG nessa prestação de contas as exporia a potenciais riscos judiciais, porque esse tipo de dados está sujeito a mais incerteza do que as revelações financeiras e sobre risco detalhadas que o 10k requer atualmente.

Documentos apresentados pelas duas empresas à Securities and Exchange Commission (SEC), agência federal que regulamenta os mercados de valores mobiliários dos Estados Unidos, as colocam em rota de colisão com a Pimco, Invesco e outras grandes administradoras de investimentos que desejam que informações sobre ESG sejam incluídas no formulário 10k. A SEC planeja tornar essas informações compulsórias, e está considerando de que maneira deveriam ser apresentadas.

Josh Zinner, presidente-executivo do Interfaith Center on Corporate Responsibility, uma organização de investidores que inclui entidades religiosas e outros investidores preocupados com questões de ESG, disse que esse tipo de prestação de contas criaria “um campo de jogo mais nivelado e colocaria em destaque a posição de liderança dessas companhias”.

Os relatórios anuais 10k devem ser assinados pelo presidente-executivo e pelos executivos financeiros das empresas declarantes, e são revisados pela equipe da SEC, o que os torna uma das formas de prestação de contas mais importantes, para as companhias de capital aberto.

A Microsoft e a Alphabet, disse Zinner, “se posicionam como líderes de sustentabilidade e deveriam certamente apoiar a declaração compulsória de informações de ESG, o que inclui suas prestações de contas às autoridades regulatórias, e as tornaria judicialmente responsáveis pelas informações”.

A batalha entre os administradores de ativos e as companhias quanto à prestação de contas sobre ESG deve se intensificar nos próximos meses. Com o aquecimento global e os direitos humanos criando novos riscos para as companhias, a SEC iniciou uma expansão sem precedentes de suas regras de prestação de contas sobre questões ESG.

Em 2021, quase um terço dos influxos globais de capital se dirigiram a fundos ESG, de acordo com um relatório publicado pelo Bank of America em 1º de junho. Os ativos administrados por fundos de ESG chegaram ao recorde de US$ 1,4 trilhão em abril, mais que o dobro do valor que detinham um ano atrás, e estão crescendo em ritmo quase três vezes maior que o dos ativos investidos em fundos não ESG, o banco informou.

Microsoft e Alphabet se beneficiaram dessa alta. As ações da Microsoft são o papel mais comum em fundos de ESG americanos, segundo o Bank of America. A Alphabet está entre os 10 mais, e quase metade dos fundos de ESG americanos detém ações da companhia.

Placa na entrada da loja do Google, empresa controlada pela Alphabet, em Nova York - Shannon Stapleton/Reuters

A Alphabet se uniu a outras empresas de tecnologia em uma carta enviada à SEC na semana passada que recomendava que a prestação de contas sobre ESG “seja oferecida à SEC por meio de documentação separada relacionada ao clima”.

“Porque as revelações com relação ao clima dependem, de estimativas e suposições que envolvem incerteza inerente, é importante não sujeitar as empresas a responsabilidades indevidas, o que inclui responsabilidades para com contrapartes de capital fechado”, disseram as empresas.

Se as empresas estiverem preocupadas com a possibilidade de processos, isso vai prejudicar o objetivo da SEC de oferecer mais informações ao mercado, disse Patrick Flynn, vice-presidente de sustentabilidade da Salesforce, uma das signatárias da carta. “É um processo novo para as empresas, e elas terão de estabelecer novos procedimentos. Oferecer alguma proteção contra responsabilidade judicial permite que elas sigam em frente com o processo deliberadamente e não façam o simples mínimo.”

A Microsoft afirmou que sua carta à SEC não pretendia criar a impressão de que excluiria completamente as informações sobre questões relacionadas ao clima da prestação de contas à agência. A companhia afirmou que seu ciclo de compilação e verificação de informações referentes ao clima pode não se alinhar ao ciclo das declarações financeiras de fim de exercício.

Embora deva continuar prestando contas sobre questões de ESG, a Microsoft não o fará na documentação que submete à SEC, e afirma que “acreditamos que revelações sobre questões relativas ao clima em documentos oficiais encaminhados à SEC devem ficar limitadas a informações relevantes quanto a investimentos ou decisões de voto referentes à companhia”.

A Alphabet se recusou a comentar.

“Embora seja ótimo ver os líderes de ESG nas empresas advogando que a SEC adote padrões de prestação de contas sobre questões climáticas, discordamos de sua afirmação de que todas essas revelações deveriam ficar de fora da prestação de contas atual à SEC”, disse Molly Betournay, diretora de questões de acionistas na Clean Yield Asset Management. “O fornecimento de informações padronizadas sobre questões climáticas deveria ser incluído na prestação de contas regular à SEC”.


Tradução de Paulo Migliacci

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas