Siga a folha

Descrição de chapéu tecnologia

Embraer vai desenvolver mercado de 'carro voador' na América Latina

Companhia fecha parceria com Flapper, empresa de voos sob demanda

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Belo Horizonte

A Eve Urban Air Mobility, startup ligada à Embraer, e a Flapper, plataforma de aviação privada sob demanda, anunciaram nesta quinta (22) uma parceria para desenvolver o mercado de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) na América Latina.

O acordo servirá como prova de conceito para operações regionais do "carro voador" da Eve, modelo denominado eVTOL (sigla em inglês para veículo elétrico com pouso e decolagem vertical). Visualmente, o veículo lembra um misto de drone com helicóptero.

Segundo o comunicado das empresas, a Eve espera fornecer à Flapper até 25 mil horas de voo por ano nas principais cidades da América do Sul como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Santiago (Chile) e Bogotá (Colômbia) e Cidade do México (México).

As companhias planejam promover um sistema de reservas sob demanda para o mercado de mobilidade área, utilizando operações com helicópteros a fim de coletar dados para o desenvolvimento dos veículos elétricos de decolagem e pouso vertical. O contrato tem o potencial de trazer até 25 "carros voadores" da Eve para a plataforma da Flapper.

“Seis das dez maiores frotas de helicópteros urbanos estão na América Latina e a região atualmente possui a infraestrutura mais densa do mundo para este tipo de aeronave", disse, em nota, o diretor executivo da Flapper, Paul Malick.

"Junto com a alta aceitação da UAM [Mobilidade Aérea Urbana] em nossos mercados de operação, estamos perfeitamente posicionados para liderar a revolução da mobilidade aérea no setor", acrescentou.

Para Andre Stein, diretor executivo da Eve, o alcance regional da plataforma de aviação privada, combinado com sua tecnologia sob demanda, torna a Flapper um parceiro ideal para a expansão das operações na América Latina.

"Isso, somado à operação do veículo aéreo de emissão zero da Eve, permitirá a democratização do mercado de UAM para novos parceiros e mercados-chave, como Brasil, México, Colômbia e Chile", disse Stein.

A implantação de aeronaves da Eve na rede Flapper está sujeita à celebração de contratos finais definitivos entre as partes.​

Caso seja bem-sucedido, este não será o primeiro acordo fechado pela Eve Urban Air Mobility. A startup já confirmou parcerias internacionais, uma delas com a Helisul Aviation, uma das maiores operadoras de helicópteros da América Latina. O contrato prevê a entrega de até 50 eVTOLs a partir de 2026.

No mesmo ano, a norte-americana Blade Air Mobility vai receber 60 “carros voadores” da Embraer e vai pagar por hora de voo utilizada.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas