Siga a folha

Descrição de chapéu Aeroin

Gol faz parcerias para acelerar chegada do 'carro voador' no Brasil

Empresas irão explorar design e localizações de aeroportos de pouso vertical

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Murilo Basseto
Aeroin

Uma parceria entre a Gol e grandes empresas globais da aviação e de aeroportos anunciou sua intenção de explorar os requisitos de infraestrutura para trazer o voo de passageiros em eVTOL, aeronave elétrica chamada de "carro voador", para o Brasil nesta década.

Além da Gol, a parceria inclui:

  • Avolon, empresa mundial de leasing de aeronaves;
  • Corporación América Airports, operadora de aeroportos do setor privado global em número de aeroportos;
  • Grupo Comporte, uma das principais operadoras brasileiras de transporte; e
  • Vertical Aerospace, empresa aeroespacial e de tecnologia que desenvolve e fabrica aeronaves eVTOL.

A parceria explorará e definirá o design e as localizações de vertiports (ou vertiportos –aeroportos de pousos e decolagens na vertical), além de outros requisitos de infraestrutura para as operações de eVTOL no Brasil.

Ilustração de aeronaves VA-X4 eVTOL da Gol - Divulgação/Avolon

Com seu mercado bem desenvolvido de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) baseado em serviços de helicópteros, ecossistema avançado de aviação e dados demográficos exclusivos, o Brasil deve se tornar um dos mercados pioneiros para serviços eVTOL, inclusive para o VX4 da Vertical.

Cada parceiro traz conhecimentos específicos e complementares do setor para colocar os eVTOLs em operação no Brasil nesta década. Em particular, a parceria se beneficiará da equipe especial da Corporación América Airports dedicada à pesquisa e desenvolvimento do segmento de Mobilidade Aérea Avançada (Advanced Air Mobility AAM) e sua experiência de duas décadas em projeto, construção e operação de aeroportos, bem como gerenciamento de tráfego de passageiros. A Corporación América Airports já desenvolveu seu próprio projeto conceitual de vertiport e avançou na análise de tráfego AAM em vários países.

Com algumas das cidades mais congestionadas do mundo, a introdução de eVTOLs pode transformar o modo como as pessoas se deslocam ao redor e sobre a paisagem urbana no Brasil. O VX4 permitirá viagens de curta distância com emissões zero, mudando a forma como nos conectamos, nos deslocamos e viajamos com mais eficiência, tudo de maneira mais sustentável.

Essa parceria se baseia no compromisso da Gol e do Grupo Comporte de comprar ou arrendar da Avolon até 250 aeronaves VX4 eVTOL da Vertical, anunciado no ano passado.

O grupo de trabalho já realizou workshops de familiarização do projeto com a autoridade brasileira de aviação civil, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), para permitir a rápida validação da aeronave de zero emissões e quatro passageiros VX4. O veículo foi projetado para ter velocidades de até 200 mph (320 km/h), alcance superior a 100 milhas (160 km), ser quase silencioso durante o voo e oferecer baixo custo por passageiro por milha.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas