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Bancos mudam data de fechamento da fatura do cartão de crédito

Idec identificou prática, que pode levar o consumidor ao endividamento; veja o que fazer

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São Paulo

Alguns bancos do país estão alterando a data de fechamento da fatura do cartão de crédito. A prática, identificada por clientes e pelo Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), pode levar o consumidor ao endividamento.

A medida não é ilegal, já que não há regra sobre qual o dia exato de fechamento da fatura do cartão, no entanto, fazer a alteração sem comunicar ao cliente violaria o que determina o Código de Defesa do Consumidor, diz Ione Amorim, coordenadora do programa de serviços financeiros do Idec.

Alteração na data de fechamento da fatura do cartão de crédito pode levar consumidor ao endividamento; entenda o que é e veja o que fazer - Gabriel Cabral/Folhapress

Na prática, a mudança diminui o número de dias entre o fechamento e o pagamento da fatura. Com isso, há alteração do chamado "melhor dia de compra", que é quando o consumidor pode comprar um produto e, em vez de pagar naquela fatura, paga na seguinte, ganhando prazo de até 40 dias para quitar a dívida.

"Não existe uma lei, mas existe o Código de Defesa do Consumidor, que trata sobre qualquer alteração no contrato. Ela não pode ser feita de forma arbitrária, unilateral e sem comunicação. É abusivo", afirma Ione.

Segundo a especialista, o Idec havia identificado casos pontuais, mas, após investigação mais profunda, encontrou informações que indicam uma "prática silenciosa" por parte dos bancos. Com isso, o órgão pretende reunir os casos para debater a situação com o Banco Central e outros órgãos competentes.

Procurado, o Banco Central informou que não há regras determinadas pela autoridade monetária ou pelo Conselho Monetário Nacional no que diz respeito aos prazos mínimos entre o vencimento da fatura do cartão de crédito e a cobrança efetiva.

"A contratação de serviços financeiros é ato negocial firmado livremente entre instituição financeira e o cliente respeitadas as disposições legais e regulamentares vigentes", diz o BC.

Embora não haja uma regra, a prática do mercado bancário até então era de fechamento da fatura dez dias antes do vencimento. Fontes do setor financeiro afirmam que esse prazo era habitualmente utilizado quando a fatura era enviada pelos Correios e levava alguns dias para chegar ao consumidor. Esse espaço de tempo era necessário para que a data de vencimento não ficasse próxima à da entrega do documento.

No entanto, com a tecnologia e o surgimento das faturas digitais, os bancos encurtaram o prazo, que tem variado entre três e sete dias, segundo clientes ouvidos pela reportagem e fontes do setor.

O que dizem os bancos

A Folha procurou os maiores bancos do país. Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Itaú Unibanco responderam. Os três primeiros negam mudanças. O Itaú diz que fez alterações. O Bradesco afirmou que "não alterou as datas de fechamento das faturas dos cartões de crédito".

O Banco do Brasil disse que, na instituição, o fechamento da fatura do cartão de crédito ocorre dez dias antes do vencimento, sem modificações. O banco afirma ainda que, para quem está endividado no cartão de crédito, há a "oferta de linha de crédito com taxa mais atrativa que a do rotativo do cartão", que pode ser contratado de forma automática.

A Caixa informa que optou por manter os intervalos entre "melhor dia de compra" e o vencimento da fatura, apesar da evolução dos canais digitais. O banco afirma que essa evolução tecnológica permitiria a redução, já que a fatura chega antes ao cliente. "Assim, as compras realizadas neste período serão cobradas apenas no mês seguinte. O prazo exato depende das condições contratadas com cada cliente", informa o banco.

O Itaú Unibanco confirma que está realizando alteração da data de fechamento da fatura de seus cartões. Agora, o prazo é de oito dias entre o fechamento e a data de vencimento do boleto. No entanto, o banco diz que, mesmo com a mudança, "os cartões do Itaú seguem com um dos maiores intervalos do mercado entre fechamento da fatura e seu pagamento".

"A alteração, motivada principalmente pela substituição de faturas em papel pelas digitais, não impacta suas as datas de vencimento, que permanecem as mesmas. A mudança está em andamento e deve chegar a todos os clientes nos próximos meses", diz o banco, em nota na qual afirma reforçar o compromisso de transparência com os clientes e avisar com antecedência a alteração, assim como a mudança da melhor data de compra.

Em nota, a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) diz que "não tem conhecimento sobre eventuais mudanças" nas datas de fechamento da fatura dos cartões de crédito. A instituição afirma ainda que não existem leis, regras ou normas que regulamentem a questão. Apenas leis estaduais que versam sobre o prazo de envio do boleto antes da data de vencimento.

O que fazer se o banco alterar a data do cartão de crédito?

Segundo Ione, o consumidor deve ficar atento a essa prática, fazer reclamações no SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) dos bancos e ao Banco Central, indicando que não houve informação sobre mudanças nas datas de fatura do cartão de crédito.

"É preciso ficar atento à mudança. Se houver, o consumidor deve fazer a contestação. Vários 'atores' entraram no mercado, e cada um faz o que bem entender e o que acha que está certo; esse ambiente está bastante precarizado", diz ela.

Confira o telefone do SAC de alguns bancos:

  • Banco do Brasil: 0800-7290722
  • Santander: 0800-7627777
  • Caixa Econômica Federal: 0800-7260101
  • Bradesco: 0800-7048383
  • Itaú Unibanco: 0800-7280728
  • Banco Safra: 0800-7725755

Como saber a melhor data de compra do cartão de crédito?

A melhor data de compra do cartão de crédito é um dia depois do fechamento da fatura do cartão. Se o fechamento da fatura for dia 20, por exemplo, a melhor data é o dia 21. Isso significa que as compras feitas neste dia serão cobradas apenas na fatura do outro mês, e o consumidor tem quase 40 dias para pagá-la.

O problema é saber a data exata do fechamento da fatura. Há bancos que disponibilizam essa informação no aplicativo, na sessão de cartão de crédito. Outros enviam SMS ou mensagens no próprio aplicativo indicando o melhor dia de compra. Caso não saiba, é direito do cliente receber essa informação, seja por meio do telefone, nas agências ou com o gerente.

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