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Delta cancela voos pelo 4º dia seguido nos EUA após apagão cibernético

Companhia aérea diz que oferece remarcações gratuitas e vouchers para clientes afetados

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Yan Zhuang
The New York Times

A Delta Air Lines cancelou quase 800 voos nesta segunda-feira (22) em meio às dificuldades da companhia aérea norte-americana para restaurar operações após o apagão digital global do final da semana passada.

Cerca de 20% dos voos da Delta, 778, foram cancelados até às 14h30 (horário de Brasília), de acordo com dados da FlightAware. O volume representa cerca de metade dos cancelamentos totais de voos nos Estados Unidos.

A Delta cancelou cerca de 1.300 voos no domingo, aproximadamente o mesmo número dos dois dias anteriores, e atrasou outros 1.600, de acordo com o site de rastreamento de voos.

Aviões da Delta no Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York - Reuters

A falha técnica na sexta-feira (19) afetou especialmente as companhias aéreas. Uma atualização defeituosa da CrowdStrike, cujo software é usado em todo o mundo, forçou a Allegiant Air, a American Airlines, a Spirit e a United a paralisar voos, de acordo com a FAA (administração federal de aviação, na sigla em inglês).

O apagão ainda deixou milhares de passageiros da Delta presos nos EUA, sendo que alguns tiveram que alugar carros para percorrer centenas de quilômetros para tentarem voos em outros aeroportos, enquanto outros podem ter que esperar dias por novos voos ou cancelar totalmente suas viagens.

A Delta foi a mais lenta em restaurar suas operações. Ela cancelou cerca de 1.200 voos na sexta-feira e no sábado, de acordo com o FlightAware, enquanto os cancelamentos de outras companhias aéreas caíram para centenas ou dezenas.

Em um comunicado no domingo, o CEO da Delta, Ed Bastian, pediu desculpas aos clientes. "Cancelar um voo é sempre nosso último recurso, e é algo que não aturamos", disse ele.

A falha, que atingiu dispositivos que executam o Windows, afetou uma das ferramentas relacionadas ao rastreamento de tripulações da Delta, disse Bastian.

A Delta ofereceu isenções a todos os clientes com voos programados para sexta-feira, sábado e domingo, permitindo que eles remarcassem seus voos gratuitamente, disse o comunicado, e está oferecendo vouchers de refeição, acomodação e transporte.

As ações da empresa caíram mais de 2% na tarde desta segunda. Desde a interrupção, quase 30% dos voos da Delta foram cancelados, de acordo com a empresa global de análise de aviação Cirium.

Pete Buttigieg, secretário de Transportes dos Estados Unidos, disse no domingo (21) que seu escritório recebeu reclamações sobre o serviço ao cliente da Delta e alertou que a companhia deve fornecer assistência adequada e reembolsos aos seus clientes.

"Ninguém deveria ficar preso em um aeroporto durante a noite ou ficar horas esperando para falar com um atendente de serviço ao cliente", disse Buttigieg, acrescentando que os clientes devem denunciar à agência companhias aéreas que não cumprem seus requisitos de atendimento.

Inicialmente, as companhias aéreas trataram o apagão como algo fora de seu controle, para o qual sua única obrigação com os passageiros era oferecer remarcações gratuitas.

No entanto, o Departamento de Transportes disse na sexta-feira (19) que a falha de software estava sob controle das companhias aéreas, e aquelas com sede nos EUA devem fornecer compensação aos clientes afetados por interrupções de voos.

Com Reuters

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