Siga a folha

Descrição de chapéu Olimpíadas 2024

Gigante francês do luxo LVMH sai como campeão das Olimpíadas em termos de marketing

Conglomerado deixa sua marca na tocha desenhada pela Louis Vuitton, nas medalhas da joalheria Chaumet e até nos sapatos da equipe francesa, da Berluti

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Katell Prigent
Paris | AFP

O líder mundial do luxo, o grupo francês LVMH, surge como o primeiro campeão dos Jogos Olímpicos em termos de imagem, fruto de uma estratégia cuidadosamente pensada para tonar-se o patrocinador mais visível em toda as etapas do evento.

Da chegada da tocha olímpica ao porto de Marselha à cerimônia de abertura, passando pela entrega de medalhas, o grupo francês posiciona-se com habilidade, o que pode compensar a queda de 14% dos lucros no primeiro semestre, em um contexto econômico mundial incerto.

O grupo do bilionário francês Bernard Arnault é um parceiro "premium" dos Jogos e, graças a isso, suas marcas têm grande visibilidade.

Ex-futebolista francês Thierry Henry, ao centro, segura a tocha olímpica, ao lado da prefeita parisiense, Anne Hidalgo (à direita), e do presidente do comitê organizador dos jogos, Tony Estanguet, à esquerda. O design da tocha foi elaborado pela Louis Vuitton, uma marca da LVMH - AFP

A joalheria Chaumet criou as medalhas, cujas caixas foram desenhadas pela Louis Vuitton, principal marca do grupo, assim como um baú para a tocha, que passou pela Fundação de mesmo nome, além dos vinhedos da LVMH.

Os calçados Berluti serão usados pelas seleções francesas na cerimônia de abertura, onde a cantora Aya Nakamura usará um traje Dior. Convidados especiais beberão champanhe Moët Chandon e conhaque Hennessy durante os Jogos.

Na cerimônia de abertura desta sexta-feira, a tocha passará em frente à loja de departamentos La Samaritaine e à sede da Louis Vuitton.

O diretor artístico das coleções masculinas da Louis Vuitton, o músico e estilista americano Pharrell Williams, conduzirá a chama nesta sexta-feira.

Um equilibrista deve cruzar o Sena a partir do hotel Cheval Blanc, no coração de Paris, onde uma enorme estrutura metálica que lembra um baú Vuitton vai acomodar clientes VIP.

UMA ARTIMANHA

Na entrega de medalhas, os apresentadores estarão vestidos "pelo LVMH" (e não por uma das marcas do grupo) e levarão as medalhas em uma bandeja com a estampa quadriculada da Louis Vuitton.

"Encontramos este meio, muito discreto e ao mesmo tempo muito visível, de estarmos presentes", disse à imprensa Antoine Arnault, filho de Bernard Arnault.

Por exemplo, as bandejas. "Com alguma cultura, é possível reconhecer a casa Vuitton, é uma artimanha ou forma subliminar de estar presente", garantiu.

OLÍMPIA NA AVENIDA MONTAIGNE

Nas palavras da especialista Julie El Ghouzzi, a lendária Olímpia "estará, este ano, na avenida Montaigne 22", em Paris, endereço da sede da LVMH.

A parceria entre o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos vale 150 milhões de euros (R$ 917 milhões), aos quais se somam "50 milhões de ativação" (R$ 305 milhões), ou seja, para a organização de eventos, produção de trajes etc., informou uma fonte próxima ao evento.

O Comitê Organizador "contou com a LVMH" para fechar o orçamento de 1,24 bilhão de euros (cerca de R$ 7,58 bilhões) para os Jogos.

"Quando a oportunidade aparece, deve ser aproveitada", sugere um especialista do setor.

"Na maioria das vezes, as associações esportivas representam uma oportunidade comercial, com a criação de produtos para o evento", explica Julie El Ghouzzi à AFP.

Mas "neste caso não estamos falando de produtos", destaca.

"A LVMH pensou estrategicamente" para "fazer desta parceria uma aliança de valor" e atingir os "bilhões de espectadores" dos Jogos.

ESPORTE, 'VETOR DO CRESCIMENTO

"Há um discurso construído sobre as palavras cultura, legado, 'savoir faire', França", analisa o especialista em luxo Eric Briones.

"A LVMH deu um toque especial aos valores olímpicos ao selecionar com precisão" as marcas francesas do grupo participante.

Essas marcas patrocinam diversos atletas com possibilidade de obtenção de medalhas.

"Este não é um negócio de curto prazo", afirma Antoine Arnault, que espera que esta parceria "agregue valor à imagem do grupo e de suas empresas".

Segundo Eric Briones, o esporte tornou-se "um vetor de crescimento" para o luxo e "a LVMH se posiciona mais uma vez como líder" com esta parceria.

O grupo estará nos próximos Jogos de Los Angeles, em 2028?

"Nada está descartado", responde Antoine Arnault.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas