Siga a folha

CNU terá lista de espera com mais de 13 mil candidatos; entenda

Banco de candidatos terá o dobro de profissionais referentes ao número de vagas do Enem dos Concursos, que podem ser chamados futuramente

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O MGI (Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos) anunciou nesta quinta-feira (8) que o CNU (Concurso Nacional Unificado) terá uma lista de espera com mais de 13 mil nomes, chamada pelo órgão de banco de candidatos.

A ideia da Gestão é ter concorrentes classificados e preparados para ocupar vagas futuras que surgirem ao longo do tempo. O banco será similar ao que ocorre hoje com o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Conhecido como Enem dos Concursos, o CNU é o maior concurso do tipo no país, com 6.640 vagas em 21 órgão públicos. As provas serão realizadas no próximo dia 18, em 228 cidades, incluindo todas as capitais. Ao todo, são 2,1 milhões de inscritos.

A ministra da Gestão, Esther Dweck, ao centro, detalha como será a aplicação do CNU após adiamento das provas por causa das chuvas no Sul - Folhapress

Segundo a pasta, trata-se de um banco formado para cada um dos oito blocos temáticos, com o dobro do número de vagas imediatas daquele bloco. No bloco 7, por exemplo, serão convocados 1.748 aprovados para as vagas imediatas e outros 3.496 ficarão classificados na lista de espera.

No total, serão mais de 13 mil classificados em todo o banco de candidatos. Serão considerados aptos a fazer parte da lista de espera os candidatos que, após a soma das notas nas provas objetivas, discursivas e de títulos, estiverem classificados até o limite de duas vezes o número de vagas do bloco temático no qual concorre, com notas mais altas conforme o cargo e a especialidade.

Se as notas não forem suficientes para a primeira opção de cargo escolhido, o candidato pode entrar na lista de espera de outros cargos, conforme o bloco para o qual ele está prestando o concurso.

O MGI afirma que, neste caso, seguirá o que diz o edita. De acordo com o documento, "serão levados em consideração os cargos e as especialidades com suas ordens de ranqueamento escolhidos na inscrição, além de levar em conta as vagas reservadas para negros, indígenas e pessoas com deficiência", explica o órgão.

Cartão de confirmação da inscrição com locais de prova

O cartão de confirmação da inscrição, que contém o local de prova e o número final de participação do candidato, está disponível no site da Fundação Cesgranrio, responsável pelo concurso, ou no site do própria seleção, na área do candidato. É possível acessá-lo neste link, com a senha do Portal Gov.br.

A recomendação é para que os candidatos imprimam o cartão de confirmação e levem-no no dia da prova, embora a impressão não seja obrigatória. Se for impresso, não pode haver rasuras no documento.

Caso o cartão tenha erros, é possível pedir a correção. O ministério só não permite pedir para mudar de cidade. Esse prazo já acabou. A solicitação de alterações no documento deve ser feita por meio do telefone 0800-701 2028.

Como acessar o cartão de confirmação do CNU:

  1. Acesse o site https://www.gov.br/gestao/pt-br/concursonacionalo
  2. Clique em "Área do Candidato"
  3. Depois, vá em "Entrar com Gov.br"
  4. Informe CPF e clique em "Continuar"
  5. Digite sua senha e vá em "Entar"
  6. Na próxima página, clique em "Área do Candidato"
  7. O cartão estará disponível; clique sobre ele

Outra recomendação é visitar o local da prova antes. É importante observar com atenção, porque alguns locais mudaram, já que há escolas que, em maio podiam receber os candidatos e, agora, não podem.

Horários das provas da manhã:

  • Abertura dos portões: 7h30
  • Fechamento dos portões: 8h30
  • Início da aplicação: 9h
  • Fim da aplicação: 11h30

Horários das provas da tarde:

  • Abertura dos portões: 13h
  • Fechamento dos portões: 14h
  • Início da aplicação: 14h30
  • Fim da aplicação: 18h

O que pode e o que não pode no dia da prova

Os candidatos farão provas de manhã e à tarde. Eles não podem estar com celular, relógio digital ou qualquer outro equipamento eletrônico no dia do exame.

Os equipamentos serão recolhidos pelos fiscais, devem ser desligados e serão colocados em um saco plástico, que ficará com o candidato durante todo o exame. Se o celular tocar, o participante é desclassificado automaticamente.

O candidato deve levar uma caneta preta transparente e um documento de identificação. Esse documento pode ser digital. Ele deve ser apresentado ao entrar na sala, mas, em seguida, o equipamento eletrônico deve ser desligado.

Também é permitido levar água em uma garrafa plástica transparente vedada e alimentos em pacotes que estejam fechados.

Veja o novo calendário do Concurso Nacional Unificado

Fase Data
Divulgação do cronograma completo (DOU e site oficial) 4 de julho
Abertura do sistema para candidatos solicitarem devolução da taxa de inscrição 5 a 7 de julho
Abertura do sistema para candidatos aptos a solicitar alteração do local de prova 5 a 7 de julho
Disponibilização dos cartões de confirmação para todos os candidatos 7 de agosto
Aplicação das provas objetivas e discursiva 18 de agosto
Divulgação dos cadernos de provas às 20h do dia 18 de agosto
Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas 20 de agosto
Previsão de divulgação dos resultados finais 21 de novembro
Previsão de início da convocação de aprovados para posse janeiro de 2025

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas