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Ranking Folha Mauá: BMW i4 e BYD Seal tem disputa apertada entre sedãs elétricos

Modelo alemão foi o mais rápido na retomada, mas chinês se destacou em consumo de energia

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São Paulo

O BMW i4 M50 (R$ 469.950) foi o mais rápido na prova de retomada da categoria Sedãs Elétricos. O modelo ainda dividiu com o BYD Seal (R$ 296,8 mil) a primeira colocação na prova de aceleração (zero a 100 km/h).

Sedã elétrico i4 M50 vai do zero aos 100 km/h em 3,9 segundos - Divulgação

Nas provas de consumo, o modelo chinês levou vantagem, com os melhores resultados nas medições urbana e rodoviária, segundo o Instituto Mauá de Tecnologia.

COMO SÃO FEITOS OS TESTES

Para aferir o desempenho dos carros, o Instituto Mauá de Tecnologia utiliza o V-Box, equipamento que usa sinal de GPS. Os testes de aceleração e retomada são feitos na pista da empresa ZF, em Limeira (interior de São Paulo).

A etapa que verifica o consumo na cidade tem 27 km. Para simular um percurso rodoviário a 90 km/h, os pilotos de teste dirigem por 31 km.

Ambos os trajetos ficam em São Caetano do Sul (ABC), onde está a sede do instituto. Se o carro for flex, são feitas duas medições: uma com etanol, outra com gasolina.

O consumo de modelos elétricos é medido por meio do carregador instalado no IMT. O teste calcula o gasto para rodar 100 km nos modos urbano e rodoviário.

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