Carros elétricos no Brasil: BYD Seal busca espaço entre sedãs com motor a combustão

Preço faz carro chinês ser concorrente direto de modelos Audi e BMW

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São Paulo

O segmento de sedãs médios perdeu prestígio com a ascensão dos SUVs, mas ainda é relevante entre as marcas premium. A BYD priorizou esse nicho com o elétrico Seal.

O preço coloca o carro chinês na disputa direta com Audi A3 Sedan e BMW 218i. Embora não tenha o mesmo prestígio das marcas alemãs, o modelo asiático se destaca pelo desempenho e conforto ao rodar.

Sedã BYD Seal é exibido em evento em Jacarta, na Indonésia - Bay Ismoyo/AFP

Veja os resultados dos testes de desempenho e consumo feitos pela Folha em parceria com o IMT (Instituto Mauá de Tecnologia)

BYD Seal

Preço: R$ 296,8 mil (março/2024)
Motor: Dois elétricos, dianteiro e traseiro
Potência: 530 cv
Torque: 60,2 kgfm
Transmissão: câmbio de marcha única
Bateria: íon-lítio, 82,5 kWh
Pneus: 235/45 R19
Peso: 2.185 kg
Porta-malas: 400 litros
Comprimento: 4,80 m
Largura: 1,86 m
Altura: 1,63 m
Entre-eixos: 2,92 m
Aceleração (0 a 100 km/h, em segundos): 3,9
Retomada (80 km/h a 120 km/h, em segundos): 4
Consumo urbano (kW/100 km): 21,5
Consumo rodoviário (kW/100 km): 23,6

COMO SÃO FEITOS OS TESTES

Para aferir o desempenho dos carros, o Instituto Mauá de Tecnologia utiliza o V-Box, equipamento que usa sinal de GPS. Os testes de aceleração e retomada são feitos na pista da empresa ZF, em Limeira (interior de São Paulo).

A etapa que verifica o consumo na cidade tem 27 km. Para simular um percurso rodoviário a 90 km/h, os pilotos de teste dirigem por 31 km.

Ambos os trajetos ficam em São Caetano do Sul (ABC), onde está a sede do instituto. O consumo de modelos elétricos é medido por meio do carregador instalado no IMT. O teste calcula o gasto para rodar 100 km nos modos urbano e rodoviário.

A Folha testou 30 carros elétricos em parceria com o Instituto Mauá; confira.

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