Siga a folha

Descrição de chapéu Energia Limpa carros

Ranking Folha Mauá: Renault e Volvo dividem pódio de hatches médios elétricos

Modelo de origem sueca foi mais rápido, enquanto francês gastou menos energia

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Embora as marcas os tratem como utilitários esportivos, Volvo EX30 Ultra (R$ 293.950) e Renault Mégane E-Tech (R$ 279,9 mil) são hatches médios clássicos, como mostram as proporções da carroceria e as distâncias em relação ao solo.

Hatch elétrico Renault Megane E-Tech tem farois com LEDs - Divulgação

A disputa foi intensa, com vantagem para o modelo de origem sueca (e produção chinesa) nas provas de desempenho. Já nas medições de consumo, o carro francês foi superior tanto na cidade como na estrada.

Em comum, ambos trazem revestimentos feitos a partir de materiais reciclados e mostradores 100% digitais. O Volvo, contudo, exagera no minimalismo e concentra até os ajustes dos retrovisores externos na tela da central multimídia.

Volvo EX30 na versão Ultra - Divulgação

HATCHES MÉDIOS ELÉTRICOS

Aceleração - 0 a 100 km/h, em segundos
1) Volvo EX30 – 5,7
2) Megane E-Tech Ultra – 7,2

Retomada - 80 km/h a 120 km/h, em segundos
1) Volvo EX30 Ultra – 3,6
2) Megane E-Tech – 4,3

Consumo urbano, em kW/100 km
1) Megane E-Tech – 15,8
2) Volvo EX30 Ultra – 18,8

Consumo rodoviário, em kW/100 km
1) Megane E-Tech – 17,2
3) Volvo EX30 Ultra – 20,1

COMO SÃO FEITOS OS TESTES

Para aferir o desempenho dos carros, o Instituto Mauá de Tecnologia utiliza o V-Box, equipamento que usa sinal de GPS. Os testes de aceleração e retomada são feitos na pista da empresa ZF, em Limeira (interior de São Paulo).

A etapa que verifica o consumo na cidade tem 27 km. Para simular um percurso rodoviário a 90 km/h, os pilotos de teste dirigem por 31 km.

Ambos os trajetos ficam em São Caetano do Sul (ABC), onde está a sede do instituto. Se o carro for flex, são feitas duas medições: uma com etanol, outra com gasolina.

O consumo de modelos elétricos é medido por meio do carregador instalado no IMT. O teste calcula o gasto para rodar 100 km nos modos urbano e rodoviário.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas