Siga a folha

Delegação da ONU visita Bangladesh por crise dos rohingyas

Conselho de Segurança da ONU esteve na fronteira entre Bangladesh e Mianmar

Membros da Cruz Vermelha ajudam uma mulher que fugiu da região de Maungdaw ao chegar ao cais do barco, em Sittwe, estado de Rakhine, no oeste de Mianmar - 29.ago.2017/Associated Press

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Kutupalong | AFP

Uma delegação do Conselho de Segurança da ONU visitou neste domingo (29) os refugiados rohingyas na fronteira entre Bangladesh e Mianmar.

Mianmar sofre uma intensa pressão internacional desde agosto de 2017, após uma campanha militar em que a ONU classificou de limpeza étnica, algo que as autoridades birmanesas desmentem, no estado de Rakhine, oeste do país.

A campanha provocou a fuga para a vizinha Bangladesh de quase 700 mil rohingyas, uma minoria muçulmana apátrida em um país de maioria budista.

A delegação da ONU deve se reunir com rohingyas nos campos de refugiados em Bangladesh e com a primeira-ministra do país, Sheikh Hasina.

Depois, os representantes da ONU devem viajar a Mianmar para uma reunião com a dirigente civil Aung San Suu Kyi. A delegação deve ser autorizada a sobrevoar o estado de Rakhine, uma área que tem o acesso extremamente limitado pelas autoridades birmanesas.

Em Bangladesh, o comissário para os refugiados, Mohamad Abul Kalam, declarou à AFP que a delegação da ONU, composta por 26 diplomatas de 15 países, viajou primeiro ao campo de Konarpara, onde vivem 6.000 rohingyas.

O administrador do campo, Dil Mohamad, informou que a delegação se reuniu com mulheres vítimas de violência em Rakhine e com idosos.

"Contamos que permanecemos aqui para salvar nossas vidas", disse à AFP. 

"Temos muita vontade de retornar a nossa casa, desde que a ONU garanta a nossa segurança", completou.

A delegação também pretende visitar o campo de Kutupalong, onde centenas de rohingyas protestaram com cartazes que exigiam a restauração de seus direitos em Mianmar. Foram dispersados sem confrontos pela polícia.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas