Siga a folha

Drone iraniano sobrevoa e filma porta-aviões dos EUA no Golfo

Durante vídeo são exibidas informações sobre os aviões, incluindo as aeronaves de vigilância americanos

Imagem de vídeo sem data, transmitido pela televisão iraniana IRIB em 28 de abril de 2019, mostra imagens supostamente feitas por um drone da Guarda Revolucionária Iraniana, que teria sobrevoado um porta-aviões dos EUA em local não revelado. No vídeo, aprece um drone azul claro com o nome "Ababil III" escrito nas asas em latim e farsi. Ele é visto decolando de uma base no deserto perto do mar, enquanto a trilha sonora de um filme de ação toca ao fundo, e sobrevoa um navio de escolta e depois um porta-aviões com caças estacionados no convés - AFP/HO/IRIB

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Teerã | AFP

Um drone da Guarda Revolucionária Iraniana sobrevoou um porta-aviões dos Estados Unidos que navegava no Golfo Pérsico, afirmou neste domingo (28) a agência de notícias Tasnim, do Irã.

A agência publicou um vídeo, sem data, no qual é possível ver um drone de cor azul claro, com a inscrição "Ababil III" em alfabeto persa e latino, decolando de uma pista deserta na costa.

O vídeo, editado com uma música típica de filmes de ação, foi gravado pela força naval da Guarda Revolucionária Iraniana, segundo a Tasnim.

Após a decolagem do aparelho, as imagens mostram uma vista aérea na qual se vê dois navios de guerra atravessando o mar e que parecem pertencer à escolta de um porta-aviões, do qual se aproxima.

Imagem do vídeo mostra drone azul claro - AFP/HO/IRIB

Sobre a torre desta embarcação está escrito o número 69.

Durante o vídeo, são exibidas informações sobre os aviões, incluindo as aeronaves de vigilância americanos Hawkeye AWACS e de alguns aviões de combate F18.

O governo dos Estados Unidos anunciou no dia 8 de abril a inclusão da Guarda Revolucionária Iraniana na sua "lista de organizações terroristas estrangeiras".

O Conselho Supremo de Segurança Nacional iraniano anunciou no mesmo dia que considerava as forças americanas estacionadas no Oriente Médio, no Chifre da África e na Ásia Central, como "grupos terroristas".

O Irã se considera como o guardião do Golfo e denuncia a todo instante a presença militar dos Estados Unidos nesta região.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas