Articulador de acordo nuclear, chanceler do Irã renuncia

Mohammad Javad Zarif anuncia saída pelo Instagram sem explicar motivo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Teerã

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, um dos líderes a articular o acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano de 2015, anunciou nesta segunda-feira (25) que renuncia ao cargo.

"Me desculpo por não conseguir mais ser capaz de prosseguir em meu cargo e por todas as minhas falhas no exercício das minhas funções", escreveu Zarif em sua conta no Instagram.

Mohammad Javad Zarif em foto do último dia 13 em Teerã
Mohammad Javad Zarif em foto do último dia 13 em Teerã - Atta Kenare-13.fev.19/AFP

Ele não especificou nenhuma razão concreta para a saída.

Na mensagem, também agradeceu aos iranianos pela "magnanimidade" com que foi tratado durante seu mandato.

A renúncia foi confirmada por uma fonte que pediu anonimato, mas só se tornará efetiva quando for aceita pelo presidente, Hasan Rouhani.

Zarif conduziu a chancelaria iraniana durante todo o primeiro governo de Rouhani, entre 2013 e 2017, e foi mantido no cargo com a reeleição do presidente.

Ele foi o negociador chefe da delegação iraniana para o acordo selado em 2015 entre a república islâmica e o chamado grupo 5+1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha) para pôr fim a 12 anos de crise devido ao programa nuclear do Irã.

No entanto, era fortemente criticado por setores ultraconservadores anti-Ocidente do país, particularmente depois que os EUA se retiraram unilateralmente do acordo, em 2018.

Nascido em 1960, Zarif estudou nos Estados Unidos quando jovem e também como embaixador iraniano no país, de 2002 a 2007.

Ele foi nomeado ministro em agosto de 2013, após Rouhani se tornar presidente com uma promessa de abrir o país para o mundo. 

Desde que ficou a cargo das conversas sobre o acordo nuclear no fim de 2013, ele foi chamado diversas vezes ao Parlamento iraniano para explicar as negociações.

Em fevereiro de 2014, foi intimado novamente após fazer comentários publicamente condenando o Holocausto —há décadas, autoridades iranianas vêm negando o Holocausto em discursos públicos.

Zarif chegou a ser ameaçado de agressão após a assinatura do acordo nuclear. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.