Siga a folha

Ataque contra hotel de luxo planejava 'sabotar prosperidade' do Paquistão, diz premiê

Embate com atiradores deixou cinco mortos e seis feridos na cidade de Gwadar, no sudoeste do país

Fachada do hotel cinco estrelas Pearl Continental, localizado na cidade paquistanesa de Gwadar - Banaras Khan/AFP

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Islamabad | AFP

O ataque de um grupo de homens armados a um hotel de luxo em Gwadar, cidade no sudoeste do Paquistão, deixou saldo de cinco mortos e seis feridos, anunciou neste domingo (12) o Exército do país.

O ataque na cidade onde a China constrói um porto de águas profundos, no âmbito dm um amplo programa bilateral de investimentos, almeja "sabotar os projetos econômicos e a prosperidade" do Paquistão, afirmou neste domingo o primeiro-ministro, Imran Khan.

Dos cinco mortos, quatro eram funcionários do hotel, e o último era um soldado. Entre os feridos estão quatro militares e dois integrantes da equipe do hotel, informou o Exército num comunicado. Segundo a nota, três terroristas morreram. 

Neste sábado (11), os militares tinham anunciado a morte de um guarda que tinha resistido a "três terroristas" que quiseram "entrar à força no PC" (Pearl Continental).

Pelo Twitter, o atentado foi reivindicado por um grupo separatista, o Exército de Libertação do Baluchistão (ELB), a província mais instável e pobre do país.

O ELB é um dos muitos grupos insurgentes que lutam nesta província atingida pela violência separatista, islamista e sectária há anos. 

"Tentativas como esta, particularmente no Baluchistão, constituem esforços para sabotar nossos projetos econômicos e nossa prosperidade", lamentou o primeiro-ministro, Imran Khan, em comunicado.

O Pearl Continental Hotel é o principal estabelecimento de um megaprojeto bilionário da China em Gwadar. Esse é o único hotel de luxo em Gwadar, uma vila de pescadores que agora recebe delegações empresariais do Paquistão ou estrangeiras, bem como diplomatas, que visitam a cidade. 

O gigantesco projeto de infraestrutura visa conectar a província chinesa ocidental de Xinjiang a Gwadar, no Mar da Arábia.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas