Siga a folha

Tufão que atingiu Filipinas no Natal deixa ao menos 16 mortos

Tempestade provocou prejuízos a milhões e destruiu centenas de casas na região central do país

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Manila (Filipinas) | AFP

O tufão Phanfone, que atingiu nesta quarta-feira (25) o centro das Filipinas, deixou ao menos 16 pessoas mortas, segundo um informe oficial local emitido nesta quinta (26).

Com ventos de até 195 km por hora, o tufão estragou o Natal de milhões de habitantes deste arquipélago majoritariamente católico. Dezenas de milhares de filipinos passaram o período de festas presos em suas casas, bloqueados em portos ou em abrigos.

Moradores passam por casas destruídas pelo tufão Phanfone em Tacloban, região central das Filipinas - Reuters

Segundo a agência de resposta a desastres naturais, 13 das vítimas morreram na região de Bisayas Ocidental e outras três no centro do país.

O Phanfone atingiu a ilha Samar na terça (24) à noite, antes de varrer o arquipélago e seguir para o oeste. Equipes de resgate tiveram dificuldade para chegar às áreas mais remotas, algumas das quais com grandes inundações.

O tufão causou danos extensos, destruindo casas, causando a queda de árvores e mergulhando na escuridão muitas cidades.

Mais de 16 mil pessoas se refugiaram em escolas, ginásios e prédios públicos, onde passaram a noite de terça para quarta-feira, segundo a Defesa Civil.

Moradores postaram fotos nas redes sociais de casas destruídas, ônibus semi-submersos, estradas bloqueadas por troncos de árvores e bananeiras e coqueiros dilacerados por ventos fortes. 

Mais de 25 mil pessoas continuavam presas nos portos na quarta devido à interrupção das conexões de balsa, segundo a Guarda Costeira. Muitos voos também foram cancelados, embora Manila, no norte do país, tenha sido poupada.

Durante a madrugada, o Phanfone devastou o norte da ilha de Cebu, no centro do país. Na ilha de Coron (oeste), muito popular entre os turistas, as praias estão desertas e os passeios de barco foram suspensos. 

Os turistas estão enclausurados em seus quartos enquanto aguardam o tufão passar..

Em média, cerca de vinte tufões e tempestades tropicais varrem as Filipinas a cada ano, causando centenas de mortes. Em meados de dezembro, uma violenta tempestade tropical que varreu o norte do país deixou 13 pessoas mortas.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas