Siga a folha

Manifestantes contra violência policial derrubam estátua de 1º premiê do Canadá

Ativistas de Montreal pedem corte de verbas destinadas à polícia

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Toronto | Reuters

Uma estátua do primeiro premiê do Canadá, Sir John Macdonald, foi derrubada no centro de Montreal por manifestantes que marchavam pelo corte de verbas destinadas às forças policiais neste sábado (29).

O incidente ocorreu no final de uma marcha pacífica, quando um grupo de pessoas escalou o monumento e derrubou a estátua, fazendo com que a cabeça voasse, de acordo com vídeo publicado em redes sociais.

Estátua do primeiro premiê canadense, John A. Macdonald, foi derrubada durante protesto no parque Canadá, no centro de Montreal - Eric Thomas/AFP

A pressão pelo corte de verbas da polícia vem crescendo nos Estados Unidos e no Canadá após uma série de incidentes violentos envolvendo a polícia. A morte de George Floyd, um homem negro, durante uma abordagem policial em Minneapolis (EUA), em maio, gerou protestos globais sobre a desigualdade racial e a brutalidade policial, e renovou as promessas de alguns de combater o racismo.

Em junho, um vídeo mostrando a prisão forçada de um líder indígena canadense levantou questões sobre o uso da força pela polícia.

A estátua de Macdonald tem sido o local de atos repetidos de graffiti nos últimos anos e muitas vezes é coberta com tinta vermelha.

O incidente de sábado atraiu rápida condenação de líderes políticos.

"O que quer que se possa pensar de John A. Macdonald, destruir um monumento dessa forma é inaceitável", disse o premiê de Quebec, François Legault, numa rede social. "Devemos combater o racismo, mas destruir partes de nossa história não é a solução."

O líder recém-eleito do principal Partido Conservador da oposição do Canadá, Erin O'Toole, disse: "Não construiremos um futuro melhor desfigurando nosso passado".

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas