Siga a folha

Presidente do Chile faz denúncia contra si mesmo após tirar fotos sem máscara na praia

Uso do equipamento de proteção contra Covid-19 é obrigatório no país

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Santiago | AFP

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, apresentou uma denúncia contra si mesmo às autoridades sanitárias nesta segunda-feira (7) após caminhar na praia e tirar fotos com admiradores sem máscara —o item de proteção é obrigatório no país.

No fim de semana, Piñera viajou para a cidade litorânea de Cachagua, a cerca de 100 km de Santiago, e caminhou à beira-mar —as imagens sem máscara foram parar nas redes sociais e geraram polêmica.

A obrigatoriedade do item de proteção foi uma medida imposta pelo poder Executivo para evitar a disseminação do coronavírus. O Chile soma mais de 560 mil casos confirmados e 5.628 mortes desde o início da pandemia, em março.

Na última semana, a região metropolitana de Santiago registrou aumento de 18% nos casos, e o governo impôs, nesta segunda, uma quarentena a partir do dia 10 de dezembro, apenas aos fins de semana, para tentar conter a crise sanitária.

Sem máscara, o presidente do Chile, Sebastián Piñera, tirou foto com apoiadores enquanto caminhava pela praia - Reprodução

"Fui passear na praia, o que não fazia desde o ano passado. A caminhada foi bastante solitária até que algumas pessoas me reconheceram e pediram para tirar uma foto", publicou Piñera, em suas redes sociais, após o compartilhamento das fotos.

"Sem dúvida deveria ter colocado a máscara, mas pela rapidez com que os acontecimentos ocorreram não o fiz e foi um erro que lamento e peço desculpa."

Após o mau exemplo, o presidente submeteu nesta segunda um relatório assinado por ele mesmo à Secretaria Regional de Ministros "com o objetivo de levar adiante o respectivo procedimento administrativo de controle de saúde".

A legislação chilena de combate ao coronavírus determina que, nas praias, a distância deve ser de, no mínimo, 1 metro entre as pessoas.

Além disso, só é permitido ficar sem máscara quando não se está em movimento e quando se está a 2 metros ou mais de outras pessoas —o que não foi cumprido pelo presidente.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas