Siga a folha

Descrição de chapéu Governo Biden Folhajus

Justiça bloqueia decreto de Biden que suspendia deportação de imigrantes

Visto por republicanos como 1ª derrota do democrata, despacho paralisa medida que valeria por 100 dias

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Washington | Reuters

Um juiz federal do Texas bloqueou temporariamente nesta terça (26) uma medida do novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para interromper a deportação de certos imigrantes por um período de cem dias.

O juiz Drew Tipton, nomeado pelo ex-presidente Donald Trump no distrito sul do Texas, emitiu uma ordem de restrição temporária solicitada pelo procurador-geral do estado, Ken Paxton. O despacho bloqueia a política em todo o país por 14 dias, enquanto o juiz analisa um pedido mais amplo do estado para a liminar.

Com a decisão, Tripton ordenou que a ICE (Immigration and Customs Enforcement), agência que trata de imigrações, retomasse suas deportações.

Logo depois de tomar posse como presidente na última quarta (20), o democrata assinou 17 decretos para desfazer políticas instituídas pelo antigo ocupante da Casa Branca, incluindo a suspensão da maioria das deportações por cem dias.

O presidente americano, Joe Biden, assina medidas na Casa Branca - Nicholas Kamm - 22.jan.2021/AFP

A moratória, uma das promessas de campanha de Biden, evitou que a maioria dos imigrantes que enfrentavam deportação fosse removida dos Estados Unidos, desde que tivessem entrado no país antes de 1º de novembro de 2020. A medida não se aplica a quem representa um risco para a segurança nacional ou é suspeita de terrorismo ou espionagem.

O objetivo da pausa era permitir que a ICE reformulasse suas prioridades de fiscalização, em meio a críticas dos democratas de que Trump estava usando a agência para aterrorizar imigrantes que não haviam cometido crimes graves ou violentos. O governo Biden deve recorrer da decisão.

Os republicanos já estão chamando a decisão legal de uma primeira derrota do novo governo na Justiça. Paxton imediatamente celebrou a decisão como uma "vitória" e descreveu a medida de Biden como uma "uma insurreição sediciosa de esquerda".

Em uma queixa registrada na sexta-feira (24), Paxton, disse que o estado enfrentaria danos irreparáveis ​​se o congelamento de deportações pudesse entrar em vigor. O republicano afirmou que os custos de educação e saúde aumentariam à medida que mais imigrantes permaneciam ilegalmente no Texas.

Paxton também disse que a medida violou um acordo que ele e o governador Greg Abbott assinaram com Ken Cuccinelli, então secretário adjunto do Departamento de Segurança Interna, menos de duas semanas antes da posse de Biden.

Durante a Presidência de Trump, os estados liderados pelos democratas e outros oponentes de suas políticas de imigração tentaram atrasar muitas iniciativas por meio de desafios legais —agora, o Texas deve contestar a agenda de Biden de maneira semelhante.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas