Siga a folha

Descrição de chapéu Coronavírus Governo Biden

EUA liberam vacinação contra Covid para maiores de 16 anos

Meta foi atingida 13 dias antes do previsto pelo governo Biden

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A 13 dias do previsto, o governo Joe Biden anunciou que todos os adultos dos EUA poderão se vacinar contra a Covid-19. A partir desta segunda-feira (19), pessoas com 16 anos ou mais podem receber as doses dos imunizantes nos milhares de centros espalhados pelo país.

Em março, o democrata havia prometido que isso seria possível em 1º de maio. Assim como o objetivo de aplicar 100 milhões de doses nos 100 primeiros dias de gestão, a meta foi cumprida com antecedência.

O presidente dos EUA, Joe Biden, participa de reunião na Casa Branca - Kevin Lamarque/Reuters

Em vídeo publicado em sua rede social, o presidente americano insiste que as pessoas procurem se vacinar. “Estamos fazendo um progresso enorme, mas ainda estamos na corrida contra esse vírus e precisamos vacinar mais dezenas de milhões de americanos”, disse Biden.

Na sequência, o mandatário insistiu que um feriado de 4 de Julho (independência americana) seguro e feliz é possível, com pequenos grupos de amigos e familiares reunidos no quintal de casa.

O democrata também reforçou que os imunizantes são a melhor forma de combater a pandemia, em especial devido às novas variantes, e de encaminhar o país para a normalidade. Ressaltou ainda a gratuidade das injeções e a conveniência de se vacinar.

Com um início lento na administração das doses, os EUA saltaram de uma média de 900 mil vacinas aplicadas por dia entre dezembro e janeiro para entre 2,6 milhões e quase 4 milhões na última semana.

Para aplicar os milhões de doses, há mais de 60 mil locais de vacinação no país, segundo dados apresentados por Andy Slavitt, integrante da força-tarefa da Casa Branca para pandemia, em entrevista coletiva nesta segunda. Ele acrescentou que ao menos 90% dos americanos dispõem de um local para tomar as injeções a 8 km de distância de onde moram.

Também nesta segunda, a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou que mais da metade dos adultos nos EUA recebeu ao menos uma dose, e mais de 32%, as duas. Entre os idosos, 81% tomaram a primeira injeção, enquanto cerca de dois terços estão completamente vacinados.

No vídeo divulgado, Biden pediu ainda que se fale da eficácia e da segurança dos imunizantes para pessoas que ainda estão receosas. Os EUA chegaram a ver uma resistência de 50% de sua população em se vacinar, percentual que caiu para 26%, segundo levantamento do Instituto Gallup no fim de março.

Líder mundial em casos e mortes por Covid-19, o país soma 31,7 milhões de infectados e 567,6 mil óbitos, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins (EUA).

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas