Siga a folha

Vale começa resgate de 39 funcionários presos em mina após incidente no Canadá

Pá escavadeira se desprendeu, bloqueando meio de transporte de mineradores

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Rio de Janeiro | Reuters

Após 39 trabalhadores da Vale ficarem presos na mina subterrânea Totten, na cidade de Sudbury, em Ontário, no Canadá, neste domingo (26), a mineradora afirmou que pretende fazer o resgate ainda nesta segunda (27), segundo comunicado.

De acordo com a empresa, uma pá escavadeira que estava sendo transportada no acesso à mina subterrânea se desprendeu, bloqueando o poço por onde são içados minérios e equipamentos. Com isso, o meio de transporte dos empregados ficou indisponível.

Mina Copper Cliff, da Vale, próxima a Sudbury, em Ontário, no Canadá - Julie Gordon - 16.out.12/Reuters

A Vale prevê retirar os funcionários por meio de um sistema de escada de saída secundária com o apoio de sua equipe de resgate, que já alcançou os mineradores e iniciou a movimentação.

No texto, a empresa destacou que não há relatos de feridos e que os trabalhadores têm acesso a água e comida. "Resgatar os empregados de forma segura e rápida é nossa prioridade número um."

Imediatamente após o incidente, os funcionários seguiram para os postos de refúgio como parte dos procedimentos previstos, ainda de acordo com a mineradora, que destacou estar em comunicação frequente com eles desde o ocorrido.

"Estamos fazendo tudo o que podemos para garantir a segurança desses funcionários e forneceremos novas atualizações assim que estiverem disponíveis."

Nos primeiros seis meses de 2021, a mina de Totten produziu 3.600 toneladas de níquel, disse a Vale, acrescentando que a produção na mina está temporariamente suspensa. A empresa ressaltou ainda que está avaliando as medidas necessárias para retomada da produção.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas