Siga a folha

Colômbia manifesta interesse em renovar frota de aviões militares da Embraer, diz Bolsonaro

Presidente teve encontro com Iván Duque em que líderes trataram de cooperação em defesa

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta terça-feira (19) que o líder colombiano, Iván Duque, manifestou interesse em renovar a frota de aviões militares de seu país com aeronaves da Embraer.

Bolsonaro e Duque tiveram uma reunião nesta terça no Palácio do Planalto, durante visita oficial do colombiano.

"Também uma questão muito importante, a cooperação fronteiriça e de segurança. As Farc [Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia] obviamente nos preocupam, e não apenas na Colômbia" afirmou o brasileiro. "Temos um bom relacionamento, também somado a isso, na questão da Defesa, onde o senhor presidente [Duque] manifestou interesse em renovar a sua frota de aviões de treinamento, em especial da família dos Super Tucanos."

Os presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e da Colômbia, Iván Duque, em cerimônia no Palácio do Planalto - Pedro Ladeira /Folhapress

Duque, por sua vez, não fez referência em sua fala sobre um possível interesse de compra de novas aeronaves da Embraer.

De acordo com interlocutores, a delegação colombiana apresentou na reunião disposição de iniciar conversas sobre a aquisição de aviões da Embraer, não apenas Super Tucanos. As aeronaves são consideradas pelos colombianos equipamentos adaptados às suas necessidades.

Em seu discurso, o presidente do país vizinho destacou a cooperação com o Brasil na área de Defesa, "onde estamos enfrentando ameaças de crime transnacional com todas as nossas capacidades".

Mais tarde, em declaração a um grupo de jornalistas colombianos que acompanharam a visita, Duque destacou que os dois governos assinaram um acordo de cooperação na área de aeronáutica e que espera que empresas de seu país sejam incluídas nas cadeias de produção de peças de aeronaves.

"Também quero destacar que se abre um caminho para que a Colômbia entre na cadeia para ser fornecedora de peças. É um processo que está sendo construído com a Embraer para que empresas colombianas possam estar nessa cadeia", disse Duque.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas