Siga a folha

'Sabia que tinha que mantê-lo calmo', diz controlador que ajudou passageiro a pousar avião

Robert Morgan conta a emissora de TV que também nunca tinha pilotado modelo

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Belo Horizonte

O controlador de tráfego aéreo que ajudou um passageiro sem nenhuma experiência a pousar com sucesso um avião nesta quarta-feira (11) nunca tinha pilotado uma aeronave do modelo em questão. Ele contou detalhes da experiência em entrevista à emissora de TV WPBF.

Robert Morgan contou à rede americana que estava do lado de fora da torre lendo um livro quando seu colega de trabalho gritou, avisando que havia um passageiro pilotando um avião e que o piloto estava sem condições de retomar o controle. O caso aconteceu no aeroporto de Palm Beach, na Flórida.

Controlador de tráfego aéreo, Robert Morgan, ajudou passageiro inexperiente a pousar avião sozinho - Reprodução

Na função há 20 anos, Morgan também é instrutor de voo, com cerca de 1.200 horas de experiência. "Eu sabia que o avião estava voando como qualquer outro. E sabia que tinha que mantê-lo [o passageiro] calmo, apontar a pista e dizer a ele como reduzir a potência para que pudesse descer para pousar", disse.

Morgan contou que nunca havia pilotado um Cessna 208 Grand Caravan como o que estava no ar, então usou uma foto da cabine para entender os detalhes da aeronave e passar ao homem, que não teve a identidade revelada e estava sozinho na aeronave com o piloto.

Num áudio divulgado pelo site Live Air Traffic, o passageiro avisa a torre de controle o que havia acontecido e diz que não sabia pilotar o monomotor. "Meu piloto ficou confuso, e eu não tenho ideia de como conduzir o avião."

Conversando com o passageiro, Morgan descobriu que a aeronave estava próxima à costa de Boca Raton, na Flórida. Foi aí que ele passou a fornecer instruções de como pousar a aeronave, orientando o passageiro a manter as asas niveladas e a "empurrar os controles para frente, descendo a uma velocidade bem lenta".

"Antes que eu me desse conta, ele disse: 'Estou no chão, como faço para desligar isso?", contou.

Obter permissão para atuar como piloto privado de monomotores requer pelo menos 40 horas de voo, de acordo com as leis federais de aviação dos Estados Unidos. O modelo Cessna 208 pode ser usado para transportar passageiros e cargas, bem como pousar na água.

A Administração Federal de Aviação dos EUA disse à CNN que está investigando o caso, acrescentando que a condição do piloto, que teria tido um "possível problema médico", não foi divulgada.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas