Siga a folha

Descrição de chapéu União Europeia

Vídeo mostra explosão na Romênia que matou 2 pessoas e feriu mais de 50

Estação de gás liquefeito de petróleo que explodiu não tinha autorização para operar; país pede ajuda internacional

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Ao menos duas pessoas morreram e 56 ficaram feridas após explosões em uma estação de gás liquefeito de petróleo (GLP) não licenciada na Romênia. Segundo autoridades, havia oito pessoas em estado grave.

A maior parte dos feridos é de bombeiros que tentavam apagar as chamas de um incêndio no local até serem surpreendidos por uma grande explosão. O incidente ocorreu na noite de sábado (26) na comuna de Crevedia, a cerca de 15 quilômetros ao norte da capital romena, Bucareste. Os motivos do incêndio ainda são desconhecidos.

Bombeiros trabalham para apagar incêndio em estação de gás na Romênia - Daniel Mihailescu - 27.ago.23/AFP

Raed Arafat, chefe do departamento de emergências, disse que os dois mortos eram um casal. O homem teve uma parada cardíaca, e a mulher morreu em decorrências das chamas. Já entre os feridos estão 39 bombeiros, dois policiais e outros dois militares.

O Ministério Público abriu uma investigação para apurar a origem do fogo. "Sabemos que a estação não funcionava mais, então é óbvio que não tinha permissão para operar", disse Arafat.

Após a primeira explosão, o fogo se espalhou para dois tanques de combustível e uma casa próxima. As autoridades retiraram os moradores em um raio de 700 metros, e o tráfego em estradas próximas foi interrompido, segundo a unidade governamental de resposta a emergências (IGSU). A segunda explosão atingiu ao menos 26 bombeiros. Mais de 20 veículos da corporação foram usados nos esforços para apagar as chamas, e o incêndio foi contido na manhã deste domingo (27).

A Romênia solicitou assistência por meio do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia para tratar pacientes queimados, afirmou o comissário de gestão de crises da UE, Janez Lenarcic, no X, o ex-Twitter. Ele disse que os governos da Áustria, da Alemanha e da Noruega ofereceram ajuda.

"Acreditamos que quatro dos pacientes serão certamente transferidos esta noite para hospitais na Itália e na Bélgica", disse o premiê romeno, Marcel Ciolacu. Mais barato que a gasolina ou o diesel, o GLP é amplamente utilizado como combustível na Europa Oriental.

Com Reuters e AFP

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas