Siga a folha

Descrição de chapéu Guerra da Ucrânia Rússia

Ucrânia ataca navio militar da Rússia em porto da Crimeia; veja vídeo

Embarcação transportava drones usados por Moscou na guerra contra Kiev, segundo forças ucranianas

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Moscou | AFP e Reuters

Uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas nesta terça-feira (26) em um ataque da Ucrânia à cidade portuária de Feodosia, na península da Crimeia, informou o governador local, Serguei Aksionov. Seis edifícios foram danificados, e moradores tiveram de deixar suas casas, acrescentou ele.

"Esse setor do porto está fechado", escreveu a autoridade russa no Telegram, garantindo que os ataques haviam cessado e que o fogo decorrente das explosões estava contido.

O navio russo Novocherkassk passa pelo estreito de Bósforo, na Turquia - Murad Sezer - 12.abr.21/Reuters

Região banhada pelo mar Negro, a Crimeia foi anexada pela Rússia em 2014. A Ucrânia lança frequentes ataques contra o território visando especialmente o sistema militar russo. No ano passado, forças de Kiev afundaram o principal navio de guerra da Rússia no Mar Negro, o Moskva, símbolo do poder naval do país.

Mais cedo nesta terça, a Força Aérea da Ucrânia afirmou ter destruído o navio russo Novocherkassk, no mar Negro, suspeito de transportar drones iranianos usados por Moscou no conflito contra Kiev. Horas depois, Moscou confirmou que teve o veículo danificado.

O Ministério da Defesa russo informou que o navio foi "danificado durante a noite em um ataque das Forças Armadas ucranianas, que utilizaram mísseis de cruzeiro", segundo relato da agência de notícias RIA Novosti. Porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov disse que o presidente Vladimir Putin e seu ministro da Defesa, Serguei Choigu, foram informados.

"O navio de desembarque russo Novocherkassk foi destruído em Feodosia esta noite. Os pilotos ucranianos fizeram um excelente trabalho", escreveu a conta oficial do Ministério da Defesa da Ucrânia na rede social X. "A Crimeia é a Ucrânia. Não há espaço para a frota do invasor aqui."

O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, disse que o navio afundou e comentou, em tom sarcástico, sobre o bom trabalho do seu exército ao adicionar "um novo navio à frota submarina russa no Mar Negro".

O Mar Negro é importante para as exportações de grãos da Ucrânia, um dos maiores produtores mundiais. Também é estratégico para a Rússia. Na parte norte fica a Crimeia, peça-chave do dispositivo militar de Moscou para enviar suprimentos às suas tropas no sul da Ucrânia e para lançar ataques dentro do país.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas