Descrição de chapéu guerra israel-hamas

Deputado federal do PT tira foto com porta-voz do Hamas na África do Sul

João Daniel (PT-SE) encontrou Basem Naim, membro da ala política do grupo terrorista, em conferência no país africano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O deputado federal João Daniel (PT-SE) encontrou e tirou uma foto com um porta-voz do Hamas na última sexta-feira (10) durante um evento pró-Palestina em Joanesburgo, na África do Sul. O parlamentar postou a imagem em suas redes sociais, junto de outras publicações sobre o evento.

Deputado federal João Daniel (PT-SE), quarto da esquerda para direita, posa para foto com porta-voz do Hamas Basem Naim, terceiro da esquerda para direita, em Joanesburgo, na África do Sul - Reprodução/@depjoaodanielpt no X

O parlamentar viajou ao país africano para participar da Conferência Global Antiapartheid pela Palestina. O evento é organizado pelo Comitê Antiapartheid Sul-Africano, uma organização criada pelo político Frank Chikane, líder religioso que lutou contra o regime de segregação.

Em comunicado, o grupo diz que o evento tem como objetivo "criar as bases para uma mobilização mundial que responsabiliza Israel pelos crimes que comete contra o povo palestino", além de "trabalhar para desmontar o apartheid israelense do rio Jordão ao mar Mediterrâneo".

O deputado Daniel se reuniu com Basem Naim, membro da ala política do Hamas e principal porta-voz do grupo terrorista responsável pelos ataques de 7 de outubro contra Israel, que mataram mais de 1.200 pessoas e serviram de estopim para o conflito atual. Desde então, os ataques de Israel já mataram mais de 35 mil palestinos na Faixa de Gaza em bombardeios e invasões do território.

Em nota, o deputado disse que centenas de lideranças políticas estiveram presentes no evento. "Cumprimentei e tirei fotos com diversas pessoas, e é óbvio que não é possível saber quem são todas elas."

Disse ainda que "essa notícia tem muito mais a intenção de criminalizar quem se solidariza com as vítimas e condena o massacre do que falar sobre o que foi a Conferência, por exemplo. Viralizou uma foto com informação fora de contexto com o único objetivo de fazer ilações sem nenhuma necessidade". A direção do PT disse que não se pronunciaria sobre o caso no momento.

Basem Naim participou de uma série de entrevistas tensas com veículos ocidentais. Em uma delas, ele falou com o programa australiano 60 Minutes Australia e negou que os integrantes do Hamas tenham cometido quaisquer crimes —mesmo quando confrontado com os relatos de estupros e mortes de civis em 7 de outubro.

No dia 4 de março, o porta-voz também agradeceu ao presidente Lula (PT) por suas declarações a favor da Palestina em um vídeo publicado dias depois que o petista comparou os civis mortos em Gaza por Israel com o extermínio de judeus pela Alemanha nazista durante o Holocausto.

Em discurso na conferência, João Daniel disse que participava do evento representando a bancada do PT na Câmara. "Estamos na luta a nível internacional, e não podemos jamais deixar esse tema da Palestina de fora de qualquer atividade. A luta contra esse massacre, contra esse genocídio cometido por Israel e financiado pelos Estados Unidos que precisa acabar."

Entre os outros participantes do evento estavam a ministra de Relações Exteriores da África do Sul, Grace Naledi Pandor, o intelectual palestino Salman Abu Sitta, e Declan Kearney, conselheiro nacional do partido republicano irlandês Sinn Féin.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.