Especialistas explicam a maneira ideal de abordar religião em sala de aula
Tema ainda enfrenta resistência dos pais e escolas buscam profissionais especializados para implementar disciplina
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O Ensino Religioso está previsto na Base Nacional Comum Curricular, que define que a disciplina deve dar conta de ensinar aspectos de todas as religiões, contemplando a diversidade de crenças e a influência delas na sociedade.
Na realidade da escola pública, porém, a prática ainda está sendo estabelecida e as escolas enfrentam o desafio de como implementar o tema na grade e romper a resistência de pais e alunos.
O Folha na Sala entrevistou o professor Sérgio Nogueira, pós-doutor em Ciências da Religião pela PUC-SP e Elcio Cecchetti, coordenador do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso para entender como seria a abordagem ideal para o tema em sala de aula.
Em Santo Amaro, na região sul de São Paulo, mostramos a experiência de um professor da rede pública que ensina História da Religião há quase dez anos e suas percepções sobre a relação dos alunos com o tema.
Também contamos a experiência da professora Taciana Brasil que introduziu a disciplina de Ensino Religioso em uma escola de Belo Horizonte (MG) e teve de lidar até com a desconfiança dos colegas.
O Folha na Sala é uma parceria da Folha com o Itaú Social. O programa é apresentado pelos jornalistas Fábio Takahashi e Ricardo Ampudia.
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