Siga a folha

Descrição de chapéu Café da Manhã

Após saída de olavista, como fica o MEC com terceiro ministro; ouça

Carlos Alberto Decotelli é professor da FGV e presidiu Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O presidente Bolsonaro (sem partido) anunciou nesta quinta-feira (25) o novo ministro da Educação. Quem assume a pasta é o professor Carlos Alberto Decotelli, tido como uma figura técnica e moderada.

Economista de formação e professor na Fundação Getulio Vargas, Decotelli tem mestrado pela FGV, doutorado na Universidade de Rosário, na Argentina, e pós-doutorado na Universidade de Wuppertal, na Alemanha.

Ele sucede Abraham Weintraub, que deixou a pasta depois de um sem fim de polêmicas. A gestão do ex-ministro durou 14 meses e foi marcada por ataques, derrotas no Congresso e projetos parados, além da ausência de diálogo com redes de ensino e falta de liderança nas políticas da área —inclusive durante a pandemia do novo coronavírus.

Decotelli é o primeiro nome a liderar a Educação no governo Bolsonaro que não é ligado à ala ideológica ou às ideias do escritor Olavo de Carvalho. Oficial da reserva da Marinha, ele é o primeiro ministro negro deste governo.

A nomeação parece apontar uma mudança nos rumos do MEC. Para entender a situação da pasta, as prioridades da gestão e o que se espera do novo ministro, o Café da Manhã entrevista João Marcelo Borges, diretor de estratégia política do movimento Todos pela Educação.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles, com produção de Renan Sukevicius e edição de som de Thomé Granemann.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas