Siga a folha

Descrição de chapéu Café da Manhã

O que o mercado deseja, o setor de segurança privada realiza, diz pesquisador; ouça podcast

Beto Freitas foi morto por dois seguranças de um Carrefour em Porto Alegre na última quinta (19)

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Na noite de quinta-feira (19), Beto Freitas, 40, um homem negro, foi espancado e morto por dois seguranças de uma unidade do supermercado Carrefour em Porto Alegre. Imagens da agressão se espalharam pelas redes sociais e causaram revolta no país todo.

Os seguranças foram presos em flagrante por homicídio qualificado. Em nota, o Carrefour definiu a morte como brutal e anunciou que romperá o contrato com a empresa de segurança contratada.

O episódio desta segunda (23) do Café da Manhã conversa com o pesquisador Cleber da Silva Lopes, coordenador do Laboratório de Estudos sobre Governança da Segurança, da UEL (Universidade Estadual de Londrina). Na avaliação dele, os contratantes das empresas de segurança privadas têm muita responsabilidade sobre a prestação deste serviço.

"Se o cliente demanda serviços agressivos, com pouco respeito e apreço aos direitos humanos, a tendência é que o mercado preste esses serviços. O que o mercado deseja, o setor de segurança privada realiza", afirma.

"É fundamental que a regulação [do setor] chegue até o tomador de serviço".

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Jéssica Maes e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann e Laila Mouallem.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas