Siga a folha

O projeto que muda regras e dificulta demarcação de terras indígenas; ouça podcast

Alvo de protestos, proposta foi aprovada por comissão da Câmara e segue para o plenário

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (23) o Projeto de Lei 490, de 2007, que dificulta o processo de demarcação de terras indígenas e abre brechas para a atuação de empresas públicas e privadas nesses territórios.

A aprovação aconteceu sob protestos de lideranças indígenas e da oposição. Uma manifestação de indígenas foi reprimida pela Polícia Militar na terça (22), deixando vários feridos. Com o aval da CCJ, a proposta agora segue para o plenário da Câmara.

No episódio desta sexta-feira (25), o Café da Manhã conversa com a antropóloga Manuela Carneiro da Cunha. Ela explica como funciona a demarcação de terras indígenas e analisa o que pode acontecer se as mudanças propostas no projeto forem aprovadas.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles, Magê Flores e Bruno Boghossian, com produção de Juliana Deodoro, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas