Siga a folha

Descrição de chapéu Expresso Ilustrada

Podcast pergunta se os loucos anos 20 do jazz vão se repetir depois da Covid

Expresso Ilustrada relembra época dos movimentos de vanguarda, do modernismo e do desenvolvimento do samba

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Parisienses voltaram a tomar vinhos em bares, moradores de Madri correm para suas casas de veraneio e a música agita as ruas americanas. Esse é um retrato de 2021, com as restrições pela Covid diminuindo em alguns países do mundo. Mas poderia ser também de 1921, década que ficou conhecida como os “loucos anos 20”.

O período ficou marcado por ser a Era do Jazz, pelos movimentos de vanguarda nas artes visuais e pelo desenvolvimento do cinema, da fotografia e também da moda. No Brasil, a década marcou a busca por uma identidade nacional nas artes, e a ascensão de nomes como Pixinguinha na música, além das inovações no Carnaval do Rio de Janeiro, como a gênese das escolas de samba, e o frevo acelerado em Recife.

Neste episódio, o Expresso Ilustrada retoma o que foram esses “loucos anos 20”, que são relembrados em uma exposição na Espanha, e o que foi o modernismo aqui no Brasil. O programa também tenta entender se, passada a pandemia, também viveremos loucos anos 20 no século 21.

Para isso, participam do programa o repórter Felipe Maia, que escreveu sobre o assunto na Ilustrada. E também as curadoras Regina Teixeira de Barros e Aracy Amaral, que preparam a exposição "Moderno onde? Moderno quando?", que abre no Museu de Arte Moderna de São Paulo em 4 de setembro.

"Os clubes de dança começam a ficar famosos nessa época. Então, é o mesmo que dizer que nessa época então foi inventada a balada, né? Porque as pessoas iam para curtir uma festa, escutar um som, e no caso o som pop dessa época era o jazz", diz Maia no programa.

Com novos episódios todas as quintas, às 16h, o Expresso Ilustrada, podcast de cultura da Folha, discute música, cinema, literatura, moda, teatro, artes plásticas e televisão. A edição desta semana é de Natália Silva, e o roteiro é de Lucas Brêda e Carolina Moraes, que também apresentam o episódio.​

O feed RSS é https://folhaexpressoilustrada.libsyn.com/rs.

O PODCAST ESTÁ DISPONÍVEL EM TODAS AS PLATAFORMAS DE STREAMING. AQUI ESTÃO ALGUMAS DELAS:

Spotify

iTunes

Deezer

Google Podcasts

Castbox

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas