Siga a folha

Descrição de chapéu Café da Manhã

A ameaça de paralisação de servidores públicos por reajuste salarial; ouça podcast

Mobilização está prevista para esta terça (18) em Brasília e tem adesão da elite às bases do funcionalismo

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Servidores federais organizam uma mobilização nacional nesta terça-feira (18) para pedir reajuste geral de salários. A insatisfação começou depois que o governo Jair Bolsonaro pressionou o Congresso para reservar R$ 1,7 bilhão do Orçamento para aumentar o salário apenas de policiais federais, que integram a base do presidente.

Os protestos incluem uma ameaça de paralisação e têm adesão de um leque amplo de carreiras. Há movimentação na base do funcionalismo e na elite —com grupos que têm forte poder de pressão, como auditores fiscais, servidores do Banco Central e diplomatas.

Caso não haja abertura de negociações, o movimento pode evoluir para uma greve —e o que era um aceno para uma categoria aliada pode virar uma crise mais séria, provocando danos políticos para Bolsonaro em ano eleitoral.

O Café da Manhã desta terça-feira (18) conversa com Idiana Tomazelli, repórter da Folha em Brasília, que explica os cálculos políticos de Bolsonaro para decidir sobre os aumentos e o que pode acontecer se esse movimento se espalhar.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Bruno Boghossian e Maurício Meireles, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Natália Silva. A edição de som é de Thomé Granemann.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas