Siga a folha

Descrição de chapéu Café da Manhã

O futuro do olavismo na política brasileira sem Olavo de Carvalho; ouça podcast

Escritor e guru bolsonarista morreu na segunda (24), aos 74 anos, nos Estados Unidos

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O escritor e guru bolsonarista Olavo de Carvalho morreu nesta segunda-feira (24). A família não divulgou a causa da morte. No dia 15 de janeiro, ele tinha recebido um diagnóstico de Covid-19, mas seu médico particular nega que a morte tenha sido decorrente da doença.

Olavo difundiu ideias que ajudaram a dar forma para uma direita radical no Brasil, que impulsionou Jair Bolsonaro ao poder em 2018. Um dos pilares do pensamento do escritor, que dava fundamentos ideológicos para o bolsonarismo, era de que a esquerda tem o controle de instituições culturais e políticas —e que a direita precisa travar uma guerra para derrotá-la.

O Café da Manhã desta quarta-feira (26) conversa com o historiador Murilo Cleto, que pesquisa a nova direita na Universidade Federal do Paraná. Ele explica a influência de Olavo de Carvalho no bolsonarismo e discute se as ideias defendidas por ele vão seguir adiante na política brasileira.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Bruno Boghossian e Maurício Meireles, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Natália Silva. A edição de som é de Thomé Granemann.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas