Descrição de chapéu Café da Manhã

Elza Soares e a história das cantoras negras do Brasil; ouça podcast

Considerada 'voz do milênio', intérprete morreu nesta quinta (20) aos 91 anos, no Rio de Janeiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A cantora Elza Soares morreu nesta quinta-feira (20), aos 91 anos de idade, no Rio de Janeiro. A artista estava em casa, e a morte aconteceu por causas naturais.

Considerada a "voz do milênio" em 1999, em uma votação da rádio BBC de Londres, Elza foi criada na favela de Moça Bonita e começou na música em 1953, na Rádio Tupi. Na década de 1960, se estabeleceu como uma das principais intérpretes do país.

Nos anos 1980, após a morte do jogador Mané Garrincha, com quem teve um casamento conturbado que durou 15 anos, ela entrou em uma espécie de ostracismo. Nos anos 2000, teve nova guinada na carreira –um dos marcos foi o álbum de canções inéditas "A Mulher do Fim do Mundo". Seu último disco, chamado "Planeta Fome", foi lançado em 2019.

O Café da Manhã desta sexta-feira (21) fala sobre a marca que a carreira de Elza Soares deixou na música brasileira. A pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Mulher da UFBA (Universidade Federal da Bahia) Marilda de Santana Silva trata do lugar que a artista ocupou entre as vozes negras da cultura brasileira e do que a tornava uma intérprete única.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles. O roteiro teve colaboração de Angela Boldrini e a produção é de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Natália Silva. A edição de som é de Thomé Granemann e Natália Silva.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.