Siga a folha

Descrição de chapéu Café da Manhã Rússia

O que os ataques digitais da Rússia à Ucrânia mostram sobre a guerra cibernética; ouça podcast

Nos últimos dias, os dois países enfrentaram instabilidades em sites do governo após ataques de hackers

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Durante o fim de semana, a ofensiva da Rússia contra a Ucrânia se acirrou. O presidente Vladimir Putin deslocou armamentos mais pesados para o país vizinho e as tropas russas invadiram Kharkiv, segunda maior cidade ucraniana.

Um outro ataque, mais silencioso, também preocupa especialistas: a guerra cibernética.

Nos últimos dias, sites do governo da Ucrânia saíram do ar. No sábado (26), partes ao sul e ao leste do país ficaram sem sinal de internet. A Rússia também foi alvo de ataques, reivindicados pelo grupo hacker Anonymous, que tiraram do ar dez sites ligados ao governo, incluindo o do Kremlin.

O Café da Manhã desta segunda-feira (28) conversa com Luca Belli, professor da FGV Direito e coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV (Fundação Getúlio Vargas). Ele explica que armas compõem uma guerra cibernética e quais ataques têm sido usados no conflito entre Rússia e Ucrânia.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles, com produção de Daniel Castro, Laila Mouallem, Natália Silva e Victor Lacombe. A edição de som é de Laila Mouallem.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas