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Descrição de chapéu Expresso Ilustrada

Podcast explica como o sertanejo domina as rádios com jabá e turbina cachês

Mesmo malvista, prática de pagar quantia em dinheiro para FMs tocarem música de um artista não configura crime

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São Paulo

Se você ligar hoje um aparelho de rádio numa estação que toca música, você provavelmente vai ouvir "Bloqueado", do Gusttavo Lima, ou "Vai Lá Em Casa Hoje", uma parceria de George Henrique e Rodrigo com Marília Mendonça.

Essas são as duas músicas mais tocadas nas rádios brasileiras nesta semana —e ambas são canções de artistas sertanejos, maioria absoluta na lista de mais tocadas na rádio.

O sertanejo é o gênero musical mais ouvido do país, isso em qualquer tipo de medição ou plataforma, mas ele tem uma presença ainda maior no rádio. Já no streaming, apesar de ser protagonista, ele divide os holofotes com outros estilos.

O grupo Barões da Pisadinha, por exemplo, está há dois anos consecutivos no posto de artista mais ouvido do Spotify, mas aparece com pouco destaque nas listas de rádio.

Já o João Gomes, dono do disco mais ouvido de 2021 no Spotify e na plataforma de streaming Sua Música, tem só uma canção entre as mais tocadas em rádio.

O Expresso Ilustrada dessa semana discute quais são as estratégias usadas pelos sertanejos para empilhar músicas nas rádios, chegar aos interiores do país, turbinar os cachês e conseguir fama nacional —e também como outros estilos, como o funk e o pagode, lidam com o espaço reduzido na programação das FMs.

Para isso, o episódio escuta a empresária Kamila Fialho, que trabalhou com Anitta e hoje presta serviços a nomes como o funkeiro Kevin o Chris, o JP Ferolla, que trabalha no mercado de música há anos e presta serviços de marketing para artistas como Wesley Safadão, Gustavo Mioto, Pedro Sampaio e Bruno e Marrone, e o Igor Carvalho, que trabalha no departamento de artistas e repertório da GR6, uma das maiores produtoras de funk do país.

"A questão é que o Brasil é feito de interiores. Os interiores não têm uma internet com tanta velocidade como nas capitais e as pessoas abraçam mais as rádios, e as rádios são sertanejas", afirma Fialho.

Com novos episódios todas as quintas, às 16h, o Expresso Ilustrada discute música, cinema, literatura, moda, teatro, artes plásticas e televisão. A edição de som desta semana é de Natália Silva, o roteiro é do Lucas Brêda e a apresentação é de Marina Lourenço e Carolina Moraes.

O PODCAST ESTÁ DISPONÍVEL EM TODAS AS PLATAFORMAS DE STREAMING. AQUI ESTÃO ALGUMAS DELAS:

Spotify

iTunes

Deezer

Google Podcasts

Castbox

Stitcher

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