Siga a folha

Quais são os impactos da guerra econômica contra a Rússia para o mundo

Sanções devem ter consequências negativas também para quem as aplica e para a economia global

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

As sanções econômicas foram a maneira que o Ocidente escolheu para tentar fazer a Rússia mudar de ideia sobre a guerra. O anúncio de medidas como a exclusão de bancos russos do sistema de transferências financeiras internacionais Swift e o congelamento de parte das reservas russas mantidas no exterior está sendo chamado de guerra econômica.

Milhões de russos estão sentindo o efeito das sanções. Por causa do impacto delas no rublo, o Banco Central mais que dobrou sua taxa de juros, para 20%. A Bolsa de Valores de Moscou ficou fechada em meio a temores de uma venda em massa de ações.

A guerra econômica pressiona o preço de commodities, como petróleo, gás natural, trigo e milho, e a inflação dos alimentos deve voltar a acelerar –inclusive no Brasil.

No episódio desta quarta-feira (2), o Café da Manhã ouve o colunista da Folha Vinicius Torres Freire sobre a ofensiva financeira em curso. Ele fala sobre o impacto das sanções na economia russa e de como essa crise pode afetar outros países, como o Brasil.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pela jornalista Magê Flores, com produção de Angela Boldrini, Daniel Castro, Laila Mouallem e Natália Silva. A edição de som é de Natália Silva.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas