Siga a folha

Podcast: como atua o lobby das armas de fogo em Brasília

Maior grupo armamentista do país escreve propostas para o Legislativo e despacha do gabinete de parlamentares

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O acesso a armas ficou mais fácil para civis durante o governo de Jair Bolsonaro. Desde que ele assumiu o poder, o governo publicou 15 decretos, 19 portarias e duas resoluções flexibilizando regras para a aquisição de armamentos.

Mas não é só no Palácio do Planalto que essa agenda ganha força. O Proarmas, maior grupo armamentista do país, tem atuado no Congresso Nacional escrevendo propostas e até mesmo despachando do gabinete de parlamentares, principalmente no Senado.

E o grupo quer conquistar ainda mais influência. Na sua última convenção nacional, o Proarmas chegou a apresentar mais de 50 pré-candidatos que vão ser apoiados pelo movimento neste ano. A ideia é pedir votos para quem se comprometer a defender a agenda armamentista.

No episódio desta quarta-feira (15), o Café da Manhã fala sobre a atuação política de grupos como esse. Na primeira parte do episódio, a repórter da Folha Raquel Lopes conta como funciona o lobby das armas no Congresso. Em seguida, o podcast ouve Isabel Figueiredo, conselheira do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que analisa as articulações desses movimentos e avalia como o governo Bolsonaro fortaleceu a atividade deles.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Bruno Boghossian e Daniel Castro, com produção de Jéssica Maes e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas