Siga a folha

Descrição de chapéu Café da Manhã desmatamento

Podcast: como agenda antiambiental de Ricardo Salles continua com sucessor no ministério

Há um ano no cargo, Joaquim Leite adota perfil discreto, mas acumula números piores do que antigo ministro

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Depois de um ano de gestão, o atual ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, já acumula números piores do que o antecessor, Ricardo Salles —que era o símbolo das crises que o governo Jair Bolsonaro (PL) enfrentava na pauta ambiental.

O perfil mais discreto de Leite conseguiu amenizar o noticiário negativo para o governo nessa área, mas, na prática, manteve a agenda de desmonte liderada por Bolsonaro. Nos primeiros seis meses deste ano, a Amazônia teve quase 8 mil focos de incêndio detectados pelos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. É um aumento de 16% em relação ao mesmo período de 2021, quando Salles ainda era ministro.

No episódio desta terça-feira (5), o Café da Manhã conversa com a repórter Ana Carolina Amaral. Ela detalha como Joaquim Leite manteve as práticas de Ricardo Salles e permitiu o avanço da devastação —apesar do perfil mais contido para contornar crises de imagem.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian. O roteiro foi escrito com Jéssica Maes, que assina a produção com Laila Mouallem e Raphael Concli. A edição de som é de Thomé Granemann.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas