Podcast: Otan mostra os dentes com nova estratégia militar contra Rússia

Além de convidar Finlândia e Suécia, aliança ocidental planeja reforço de armamentos e tropas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Terminou nesta quinta-feira (30) a cúpula da Otan, a aliança militar ocidental, realizada em Madri, na Espanha. Ao final do encontro, a organização fez o convite oficial para a adesão de dois novos membros, Finlândia e Suécia –dois países com um histórico de neutralidade.

Com a invasão da Ucrânia, em fevereiro, finlandeses e suecos passaram a ver com preocupação a proximidade aos russos e buscaram a proteção da organização ocidental. Até agora, a Turquia, que faz parte da Otan, vinha travando as negociações, mas o país mudou de posição nesta semana.

A chegada dos dois países leva a aliança militar a uma proximidade territorial inédita com a Rússia –exatamente o que o presidente Vladimir Putin dizia querer evitar com a invasão da Ucrânia.

No Café da Manhã desta sexta-feira (1º), o colunista da Folha e pesquisador do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) Mathias Alencastro analisa a nova estratégia militar da Otan e discute se o movimento deixa o mundo mais próximo de uma guerra de grandes proporções.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelo jornalista Maurício Meireles. O roteiro foi escrito com Daniel Castro e a produção é de Jéssica Maes e Victor Lacombe. A edição de som é de Laila Mouallem.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.