Siga a folha

Podcast: como se prova uma denúncia de violência sexual

Casos de grande repercussão recentes, como o da Caixa, mostram rede de silêncio e barreiras para que casos sejam investigados

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Com a renúncia do ex-presidente da Caixa Econômica Federal Pedro Guimarães após acusações de assédio sexual, novos relatos vieram à tona. Mulheres que fizeram as denúncias dizem que a cúpula do banco público sabia dos casos —e que o sigilo de uma delas teria sido violado pela corregedoria da Caixa, com o relato chegando a auxiliares de Guimarães.

Diante da suspeita de que executivos podem ter acobertado a conduta de Guimarães, o Tribunal de Contas da União vai fiscalizar a política de prevenção e combate ao assédio da Caixa.

Em casos de assédio sexual, não é incomum que uma rede de pessoas saiba da conduta de eventuais agressores e se cale. E também que os canais responsáveis apurar denúncias coloquem o relato de vítimas em dúvida e não levem o caso adiante.

Nesta segunda-feira (11), o Café da Manhã conversa com a jornalista Cristina Fibe, que é autora do livro "João de Deus - O Abuso da Fé", sobre as dificuldades que mulheres enfrentam quando decidem falar sobre abusos que sofreram e sobre as falhas das autoridades em investigar denúncias.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem, Raphael Concli e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann e Raphael Concli.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas