Descrição de chapéu Café da Manhã desmatamento

Podcast: como agenda antiambiental de Ricardo Salles continua com sucessor no ministério

Há um ano no cargo, Joaquim Leite adota perfil discreto, mas acumula números piores do que antigo ministro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois de um ano de gestão, o atual ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, já acumula números piores do que o antecessor, Ricardo Salles —que era o símbolo das crises que o governo Jair Bolsonaro (PL) enfrentava na pauta ambiental.

O perfil mais discreto de Leite conseguiu amenizar o noticiário negativo para o governo nessa área, mas, na prática, manteve a agenda de desmonte liderada por Bolsonaro. Nos primeiros seis meses deste ano, a Amazônia teve quase 8 mil focos de incêndio detectados pelos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. É um aumento de 16% em relação ao mesmo período de 2021, quando Salles ainda era ministro.

No episódio desta terça-feira (5), o Café da Manhã conversa com a repórter Ana Carolina Amaral. Ela detalha como Joaquim Leite manteve as práticas de Ricardo Salles e permitiu o avanço da devastação —apesar do perfil mais contido para contornar crises de imagem.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian. O roteiro foi escrito com Jéssica Maes, que assina a produção com Laila Mouallem e Raphael Concli. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.